Quem pode ser o meu fiador para alugar um apartamento?

Quando uma pessoa vai se casar ou apenas pretende ir morar sozinha, a primeira preocupação que paira na sua cabeça, diz respeito a encontrar um fiador para alugar um apartamento para você.

Mas afinal, quais pessoas podem ser encarregadas dessa missão e ajudar a pessoa a realizar o sonho de ter uma casa para morar? Ficou curioso para saber mais? Então venha agora mesmo com a gente descobrir!

O que é a fiança de imóveis? 

A fiança de imóveis consiste no tipo mais antigo de contrato para a garantia do pagamento do aluguel de um imóvel. Mesmo que, atualmente, existam outros tipos de modalidades que garantam o aluguel de um imóvel sem a apresentação do fiador, a fiança acaba sendo a modalidade  mais usada pelos inquilinos. 

A fiança de imóveis é considerada como uma garantia, na qual, uma ou até mesmo mais pessoas (sejam elas pessoas jurídicas ou físicas), assumem um papel de fiador do aluguel, garantindo para o dono do imóvel que se o inquilino não cumprir com as obrigações de pagamento do valor do aluguel, ele se responsabiliza pelos débitos existentes. Desse modo, o fiador garante uma maior segurança em meio à relação de contrato. 

De um modo resumido, caso o inquilino traga qualquer problema para o dono do apartamento, o fiador, por lei e por obrigação (dado o contrato assinado), irá se responsabilizar por cumprir os termos do contrato.

Como funciona o processo do fiador para alugar um apartamento?

Em um primeiro momento, a pessoa que alugar o apartamento (o inquilino) deve optar pelo contrato de aluguel por meio da fiança. Depois, ele deve ir, juntamente com os seus fiadores (no mínimo duas pessoas), até a imobiliária para que o contrato seja formalizado.

Os fiadores assinarão o contrato de locação do apartamento juntamente com o inquilino, sendo responsáveis pelo bom andamento do contrato e pela quitação dos débitos até o término do prazo do contrato.

Vale ressaltar que esse contrato tem validade até que o inquilino definitivamente saia do imóvel. 

No tópico a seguir, conheceremos um pouco mais sobre a vantagem desse tipo de aluguel com fiadores para os inquilinos, e também para os proprietários do imóvel.

Quais são as principais vantagens do inquilino ao alugar um imóvel com fiador

As principais vantagens para um inquilino ao alugar um apartamento com um fiador, são: 

  • É um tipo de aluguel que não gera qualquer gasto antecipado por parte do inquilino;

  • Possuir bons fiadores ajuda na hora da aprovação do cadastro do inquilino para o aluguel de um apartamento. 

Quais são as principais vantagens do proprietário em alugar um apartamento com fiador 

 

Confira as principais vantagens para o proprietário de um apartamento, quando ele aluga o imóvel com um fiador: 

  • O contrato não estipula um valor máximo de garantia para o apartamento. Isso significa que o fiador do imóvel será responsável por todos os débitos que não forem pagos pelo inquilino no processo de locação;

  • Por se tratar de um contrato pessoal com alguém de confiança do inquilino, o fiador irá exercer uma boa influência para que o inquilino cumpra integralmente o seu contrato, com uma chance muito pequena de ele ficar inadimplente.

Qual pessoa é apta para ser um fiador para alugar um apartamento?

 

Para que alguém seja fiador para alugar um apartamento, ela deve ser: 

  • Uma pessoa física ou mesmo uma pessoa jurídica;

  • Deve possuir uma renda líquida 3 vezes maior que a do aluguel do apartamento (isso considerando os encargos da locação do imóvel, como o condomínio e o IPTU); 

  • Um dos fiadores precisa, necessariamente, possuir em seu nome um imóvel que já esteja quitado;

  • Se o fiador for uma pessoa casada, o seu cônjuge necessariamente deverá concordar com esse contrato de locação e deverá ter o seu nome incluído na responsabilidade do contrato (principalmente se o imóvel de garantia do fiador for de ambos). O cônjuge do fiador também precisará assinar o contrato da fiação;

  • Caso o fiador seja uma pessoa jurídica, o contrato social da sua empresa poderá ser usado para permitir que ele seja um fiador. Mas vale ressaltar que somente o dono da empresa poderá assinar o contrato de locação como fiador para alugar o apartamento.

 

Se a pessoa cumprir com todos esses critérios básicos, ela é considerada apta para ser um fiador para alugar um apartamento.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a compreender quais são as pessoas que podem assumir o papel de fiador e facilitar a locação do seu apartamento. Caso ainda tenha dúvidas ou queira conhecer outras formas de garantia para locação, clique aqui e fale com nossa equipe. Será um prazer ajudar você!


Gostou? Compartilhe com seus amigos:

ATENDIMENTO