Como utilizar móveis usados na decoração do seu novo lar

Casa nova pede móveis novos? Nem sempre! Existem muitas razões para você aprender como utilizar móveis usados na decoração do seu novo lar.

A necessidade de economizar, é um dos motivos pelos quais muitas pessoas preferem continuar com os móveis antigos. Afinal, a compra ou locação e a mudança, geram gastos consideráveis.

A adoção de um estilo de vida mais sustentável, evitando a propagação de lixo no planeta, também é um argumento bastante relevante. Até porque, restaurar um móvel ao invés de descartá-lo, ajuda muito as próximas gerações.

Por último, você simplesmente pode gostar de móveis antigos, apostando no estilo decorativo vintage, que está em alta nos dias atuais.

Mas, seja qual for o seu motivo, neste conteúdo você vai aprender como utilizar móveis usados na decoração do seu novo lar, além de conferir dicas de como encontrar móveis usados.

Dicas de como restaurar móveis usados

Às vezes, o móvel usado só precisa de um visual novo para destacar toda a sua personalidade e beleza. Confira algumas formas de restaurá-lo:

Pintura
A pintura é uma das formas mais tradicionais de restauração. É um processo relativamente simples e não exige muito conhecimento da área. Ou seja, você irá gastar apenas com o material, sem necessidade de contratar mão de obra especializada.

Vale lembrar que, antes de iniciar a pintura, é essencial fazer a limpeza do item e lixá-lo com uma lixa indicada para o tipo de material. Caso tenha dúvidas sobre qual tinta ou pincel usar, tipo de lixa e se há a necessidade de utilizar fundo, converse com um vendedor e explique o móvel em questão, certamente ele saberá lhe ajudar!

Pátina
A pátina é uma forma de pintura que dá ao móvel um efeito desgastado, semelhante ao descasque da tinta provocado pelo tempo. Também é possível realizá-la sem ajuda, mas requer um pouco mais de conhecimento a respeito da aplicação.

A pátina é um efeito que fica lindo em móveis antigos, especialmente os feitos de madeira.

Decoupage
A decoupage é uma forma mais moderna de dar uma cara totalmente nova a um móvel. Ela consiste na seleção, recorte e colagem de imagens no item. Em um primeiro momento, a ideia pode parecer um pouco ousada demais, mas se deixar a sua criatividade e personalidade fluírem, vai se surpreender com o resultado.

Nem precisa falar que é a opção mais econômica, né?

Revestimento
Outra opção é revestir o móvel usado com tecido ou revestimentos próprios para essa finalidade. É uma forma simples e barata de transformar o item.

Restauração
Por fim, também há a possibilidade de deixá-lo exatamente como era, realizando o processo de restauração do móvel antigo. Nesta opção, por outro lado, você provavelmente precisará da ajuda de um especialista.

Como encontrar móveis usados para aproveitar na decoração?

Caso você não tenha o móvel e queira buscar, existem diferentes formas de como encontrar móveis usados para aproveitar na decoração. Conheça algumas das opções mais utilizadas:

Lojas de móveis usados
Existem algumas lojas especializadas na comercialização de móveis usados, principalmente itens antigos e raros nas decorações atuais. Vale pesquisar se na sua cidade ou nas vizinhas têm alguma, pois nada melhor do que conferir pessoalmente.

Marketplace do Facebook
No marketplace do Facebook você encontra tudo que imagina. Faça uma pesquisa por móveis usados e confira as opções disponíveis, mas sempre marque para ver pessoalmente antes de finalizar a compra.

OLX
A OLX é um portal onde você também encontra absolutamente tudo que precisar. Pesquise pelo que deseja e filtre os itens mais perto de você.

Enjoei
O Enjoei é um site semelhante a OLX, em que as pessoas anunciam diversos itens para venda.

Gostou? Compartilhe com seus amigos:

ATENDIMENTO