Atualmente, as pessoas buscam cada vez mais formas de proteger a si e a família de imprevistos. Os seguros são vistos como uma forma de garantir a tranquilidade e evitar prejuízos.
Apesar de parecer uma possibilidade nova de contrato, o modelo de seguradora surgiu a bastante tempo no Brasil. A atividade teve início no país em 1808, com a abertura dos portos ao comércio internacional, de acordo com um dado apresentado no site da Superintendência de Seguros Privados (Susep).
Neste conteúdo vamos abordar o que são seguros, como funcionam e os principais tipos oferecidos pelas seguradoras. Então, continue lendo!
Seguro é um contrato em que uma parte (sociedade seguradora) se obriga, mediante recebimento de um prêmio, a pagar à outra parte (segurado), ou a terceiros beneficiários, determinada quantia, caso ocorra no futuro o evento preestabelecido no documento.
O conceito formal de seguro, definido pelo artigo 757 do Código Civil, define-o da seguinte forma:
“Art. 757. Pelo contrato de seguro, o segurador se obriga, mediante o pagamento do prêmio, a garantir interesse legítimo do segurado, relativo a pessoa ou a coisa, contra riscos predeterminados.
Parágrafo único. Somente pode ser parte, no contrato de seguro, como segurador, entidade para tal fim legalmente autorizada.”
Juridicamente falando, o seguro é um contrato bilateral (tem direitos e deveres proporcionais), oneroso (há presença do prêmio), consensual (elaborado conforme manifestação de vontade das partes), aleatório (o evento pode ou não ocorrer) e com a execução continuada (válido durante o tempo de vigência determinado).
O seguro é uma ferramenta para empresas ou pessoas físicas garantirem proteção contra prejuízos que possam vir a acontecer perante um imprevisto. Por exemplo, um incêndio ou uma batida de carro.
Portanto, o seguro pode ser visto como uma forma de reduzir os gastos e perdas em uma situação inesperada. O que oferece mais tranquilidade e segurança para os proprietários e familiares.
Os seguros funcionam geralmente da mesma forma, mas é importante entender alguns pontos antes de saber como funcionam na prática:
Dito isso, o seguro funciona da seguinte forma:
Vale lembrar que as regras podem mudar, dependendo da seguradora. Então, é importante questionar como funciona antes de contratar.
Existem diversos tipos de seguros. A escolha de qual contratar deve ser feita a partir das necessidades do segurado, sendo possível também fazer mais de um contrato. Os mais utilizados são:
O seguro pessoal para acidentes é uma forma de proteger o segurado e sua família em caso de acidentes pessoais.
Coberturas Básicas
Coberturas Adicionais
O seguro Automóvel tem o objetivo de cobrir os prejuízos que podem ocorrer em decorrência de colisão, incêndio e roubo do veículo. Quando contratada a cobertura para terceiros (RCF), ele também indeniza os danos materiais e corporais em possíveis sinistros originados pelo segurado.
Cobertura
Seguro Residencial
O seguro Residencial protege o patrimônio em situações inesperadas como roubo, incêndio, danos elétricos, vendaval e até responsabilidade civil por danos involuntários causados a terceiros.
Além disso, oferece serviço de Assistência 24 horas em casos de emergência, como chaveiro, eletricista e limpeza de caixa d’água.
Coberturas Principais
Coberturas Adicionais
O Seguro Condomínio é obrigatório em todos os condomínios pela lei (artigo 1.346 do Código Civil). O contrato assegura a estrutura da edificação em caso de incêndio, queda de raio, explosão e vendaval.
Coberturas Básicas (Obrigatórias)
Coberturas Adicionais
O Seguro Aluguel substitui a necessidade de um fiador no processo de locação de um imóvel comercial ou residencial.
Vantagens para inquilinos
Vantagens para o proprietário
O contrato de seguro é feito por uma seguradora. Se estiver procurando opções de seguros, a Pessato trabalha com os principais tipos de seguros para garantir a sua segurança e a de quem você ama.
Entre em contato para mais informações.