Organização financeira: 3 dicas de finanças para você comprar um imóvel

Quando se pensa nos valores que envolvem a compra de um imóvel, à primeira vista pode parecer algo muito distante. No entanto, com organização e disciplina, a conquista acontecerá muito antes do esperado.

Pensando nisso, preparamos este texto que vai ajudar você a se planejar. Acompanhe!

 

O que avaliar ao planejar um investimento imobiliário?

Os objetivos de compra de um imóvel são diversos: ter a casa própria, sair da casa dos pais, começar ou recomeçar, entre outros. Mas, em todos eles, é preciso planejamento, para evitar problemas no futuro. 

A fim de te ajudar, compilamos algumas dicas para que você possa começar a se planejar financeiramente para comprar o seu imóvel. Dê uma olhada!

 

Analise sua situação financeira

Se você vai financiar o seu primeiro imóvel, certifique-se de que as parcelas não comprometam mais do que 30% da sua renda mensal bruta e se, de certa forma, a geração dessa renda é estável.

Muitas pessoas ficam com medo de dar esse passo tão importante. No entanto, quando fazem uma simulação das parcelas, percebem que o valor não foge muito das suas atuais despesas mensais.

 

Estabeleça o tipo de imóvel que deseja

É preciso considerar a valorização do imóvel no presente e no futuro, para ser um investimento seguro e rentável. Se possível, não tenha pressa para tomar esse tipo de decisão, afinal, estamos falando de um bem durável.

Agora, é fundamental pensar no futuro, para adquirir um imóvel com uma boa metragem e assim suprir as suas necessidades. Defina, por exemplo, se a aquisição será de uma casa ou de um apartamento. 

Imóveis na planta ou em condomínios fechados também variam de preço, dependendo da localização, do tempo de construção e das condições e prazos de pagamento. É importante estabelecer seus objetivos antes de começar a pesquisar. Pense em questões como:

  • segurança;

  • localização;

  • infraestrutura local;

  • quantidade de quartos;

  • e preferências do tipo, se vai ter sacada, entre outras.

 

Engorde seu porquinho

Está decidido? Comprar um imóvel é o que você quer, mesmo? Então é hora de apertar o cinto e controlar os seus gastos. Por isso, reveja seus hábitos, seus gastos, seus planos e comece a poupar agora. 

Essa análise do seu momento de vida deve abranger desde as pequenas coisas do dia a dia, como a sua compra de supermercado, como a vontade de fazer uma viagem, que talvez não se encaixe mais no seu orçamento.

Crie planilhas com os prazos de pagamento de cada taxa e procure investimentos que façam o seu dinheiro render, enquanto aguarda essas datas chegarem. Lembre-se de que, além das taxas, você precisa mobiliar o apartamento antes de se mudar. 

Seja como for, comprar um imóvel é um sonho mais do que possível. E necessariamente passa por disciplina e organização financeira.

A Pessato tem um empreendimento pensado para cada perfil e pode auxiliar na sua jornada. Entre em contato conosco e descubra onde mora o seu sonho!

 


Gostou? Compartilhe com seus amigos:

ATENDIMENTO