Como decorar sua casa alugada gastando pouco

 

Um dos principais fatores que faz com que muitas pessoas acreditem que comprar um imóvel é melhor do que alugar é a questão da decoração, móveis, etc. Ao ter um imóvel próprio, você pode soltar a criatividade na hora de decorar e reformar. Já se você aluga, muitas coisas dependem da aprovação do proprietário e você tem o imóvel por um prazo definido, o que faz com que investimentos maiores em decoração possam ser desvantajosos.

Em contrapartida, alugar um imóvel ao invés de comprar pode ter vários benefícios. A principal vantagem é que não é preciso fazer um investimento muito alto. Então, é uma opção muito mais viável para a maioria das pessoas. Algumas das demais vantagens são a maior facilidade de tomada de decisão, tanto para alugar, quanto para mudar-se, não precisar arcar com custos de manutenção predial e do condomínio, entre outras.

Fato é que é muito gratificante viver em um lugar não apenas limpo e organizado, mas também bonito e que tenha a sua cara. Filósofos afirmam que a beleza eleva uma pessoa, traz sentimentos de satisfação e felicidade. Você sente isso ao ouvir uma música bonita, ver uma obra de arte interessante, usar alguma roupa que você gosta e quando você está em um ambiente decorado, por exemplo.

 

Vai morar de aluguel e quer dar um up na decoração da sua casa? Confira aqui dicas e ideias para você decorar cada cômodo, gastando pouco!

 

Sala

A sala normalmente é a parte principal da casa, pois é a área de convívio comum e onde recebemos visitas. É importante que a sala seja confortável e aconchegante.

 

  1. Paredes: pintar ao menos uma parede ou colocar papel de parede pode deixar o ambiente mais aconchegante e colorido. Dica: dê preferência a pintar a parede em que vai o sofá. Você também pode pintar somente a metade inferior ou fazer formas geométricas, está super em alta e leva menos material e mão-de-obra. Confira com o seu corretor ou com o locador as condições para fazer essa mudança.

Colocar fotos, quadros e pôsteres nas paredes também trazem muita vida e personalidade ao ambiente. Existem opções de adesivos resistentes no mercado. Assim, não é preciso furar nenhuma parede. Muitas lojas de decoração e especializadas oferecem diversas opções de molduras. Faça as suas escolhas, monte uma combinação que te agrade e imprima fotos ou imagens para adornar as suas paredes!

 

  1. Piso: esta é uma das coisas mais difíceis de se conseguir mudar em um imóvel de aluguel. Existem muitas opções de imóveis para a alugar e muito provavelmente você vai encontrar uma com piso do seu gosto. Do contrário, invista em tapetes, sem medo. Você pode encontrar, inclusive, tutoriais na internet de como fazer um você mesmo, o que fica muito mais em conta!

E mesmo que você goste dos pisos da sua casa alugada, a presença de tapetes traz muita sensação de conforto e aconchego. Os arredores de camas e sofás são locais que pedem por um bom e confortável tapete.

 

  1. Móveis:  móveis artesanais – os conhecidos DIY (do it yourself) –, além de serem econômicos, trazem muito estilo e autenticidade ao ambiente. Uma dica criativa: use dois colchões antigos de solteiro e encape com um tecido bem bonito. Jogue almofadas e uma manta, assim você ganha um sofá super confortável, econômico e estiloso. Você também pode usar pallets como base para o sofá.

Se o imóvel tiver móveis mais antigos ou em uma cor que você não goste, uma possibilidade simples e econômica é encapar com papéis adesivos. Você pode repaginar as partes externas dos seus móveis e até bancadas e mesas, pois há várias opções à prova d’água. Converse com o seu locador.

Outra coisa que pode mudar a cara daquele móvel antigo são os puxadores. Atualmente, há vária opções de puxadores bonitos em lojas de decoração, construção e até mesmo especializadas. É super fácil trocar os puxadores de volta para os antigos, caso o locador exija.

 

  1. Capriche nos detalhes: móveis, pinturas e acabamentos fazem o estilo de qualquer ambiente. Mas o que realmente faz diferença e traz personalidade, e muitas pessoas deixam passar, são os itens de decoração.

Independente do sofá que você tiver, cobrir com almofadas e uma manta bem confortável vai fazer toda a diferença. Assim, você concentra o foco em um ponto com decoração viva e alegre e ainda consegue disfarçar qualquer imperfeição do sofá que te incomode. Você pode comprar enchimento para almofada e os tecidos que gostar mais, o que geralmente sai mais em conta do que comprar as almofadas prontas.

O mesmo vale para qualquer outro móvel que você consiga apoiar itens decorativos, desde estantes, até geladeira. Vasinhos, adornos decorativos, velas, plantas e imãs de geladeira são exemplos de itens de decoração acessíveis e que vão fazer toda a diferença em qualquer ambiente da sua casa alugada. Uma ótima dica é colecionar itens característicos de lugares para os quais você foi viajar ao longo da vida – além de fazer uma coleção super interessante e única, vai deixar a sua casa com a sua cara.

 

  1. Iluminação: você já percebeu que o simples ato de trocar as lâmpadas pode fazer muita diferença no seu bolso e na decoração? No mercado você encontra diversas opções de cores e intensidade de iluminação. Para ambientes onde a prioridade é conforto, como quarto e sala, o ideal é investir em luzes mais quentes e amarelas. Já em cômodos como cozinha e banheiro, em que você precisa de uma iluminação mais precisa e atenção para a limpeza, invista em luz fria, ou lâmpadas brancas.

 

  1. Plantas e flores: é senso comum que plantas trazem vida a um ambiente. Mais do que isso, você pode usar flores e plantas como pontos de cor em sua decoração, deixando qualquer ambiente do seu imóvel alugado mais bonito. Varie entre plantas de chão e plantas pequenas, para por em prateleiras, mesas e estantes. Muitas plantas têm a função de purificar o ar, o que pode ser uma ótima pedida para apartamentos, especialmente pequenos.

 

Estas foram apenas algumas ideias do que você pode fazer de forma ágil e gastando pouco no seu imóvel alugado. Viu quantas opções e como decorar o seu lar pode ser fácil? Com tempo e dedicação, ficará cada vez mais simples para você deixar qualquer ambiente lindo!

 

Convencido a alugar? Confira os imóveis para aluguel disponíveis na Imobiliária Pessato!

 

 


Gostou? Compartilhe com seus amigos:

ATENDIMENTO