É possível fazer mudança em tempos de COVID-19?

 

O mundo inteiro vem sofrendo com os impactos da pandemia causada pelo Covid-19. Segundo o Ministério da Saúde, o número de casos de coronavírus confirmados no Brasil se aproxima de 30 mil, desde que a chegada do vírus foi confirmada no país.

O surto, que teve início na China, já atinge mais de 180 países e territórios e o número global de infecções ultrapassa a marca de 2 milhões. Por isso, a recomendação da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde brasileiro é para todos que podem ficarem em casa. Mas e quem estava planejando se mudar ou já estava em processo de mudança?

Muitas pessoas estão nessa situação e se perguntam se e como é possível mudar de casa durante a pandemia do coronavírus. Todo mundo ainda está aprendendo a se adaptar às mudanças que essa pandemia vem impondo em nossos hábitos. Já há diversas medidas, como cancelamento de viagens, ordem de distanciamento social, eventos cancelados, comércios e parques fechados, entre tantas outras restrições.

No entanto, para algumas pessoas, continuar no imóvel onde estava, simplesmente, não é uma opção. Então, fica o questionamento: posso mudar de apartamento ou casa durante a pandemia de coronavírus? A realidade é que nem mesmo as autoridades possuem clareza, ainda, de como proceder em diversas situações. Até o momento, nenhuma lei foi criada proibindo ou restringindo a realização de mudanças. Inclusive, muitos estados consideraram os serviços de mudança como uma atividade “essencial”, ou seja, que ainda pode ocorrer.

Ainda assim, é preciso se planejar e ter o máximo de cuidados possíveis ao decidir fazer ou concluir uma mudança de imóvel, para garantir a segurança da sua família e evitar qualquer contágio. Por isso, vamos passar aqui algumas dicas essenciais para você mudar de imóvel durante a pandemia de forma segura.

 

Regras nos condomínios

Primeiramente, caso esteja se mudando para um condomínio, você deve se informar sobre as normas adotadas pelo síndico do local, para impedir o avanço da Covid-19. Muitos condomínios têm adotado suas próprias regras restritivas. Portanto, é ideal que você converse com o síndico e siga todas a orientações dadas, até mesmo porque, geralmente, em condomínios, já existem algumas normas básicas a serem observadas quando o assunto é mudança.

 

Faça você mesmo

Muitos prestadores de serviços de carretos e fretes reduziram seu horário de trabalho, em função da pandemia. Além disso, é importante que quem esteja prestando esse serviço tenha todos os cuidados de higiene e limpeza necessários para evitar o contágio.  Portanto, tente gerenciar o máximo que conseguir da mudança por conta própria.

Porém, se você precisar de ajuda, busque empresas de mudança que trabalham dentro da sua região. É indicado que você ligue para confirmar sobre os procedimentos de limpeza que a empresa está adotando e se os prestadores de serviço estão operando com equipamentos de segurança (como máscaras, luvas e botas).  Também sugerimos que você se informe sobre a política de cancelamento da empresa, caso a mudança precise ser adiada.

 

Evite ao máximo o contato físico

Caso você contrate uma empresa de mudanças, solicite uma cotação virtual ou por telefone e solicite que o contrato de prestação de serviço seja assinado digital ou eletronicamente.

O mesmo vale para qualquer serviço que possa ser contratado à distância. Se você pretendia fazer qualquer reforma ou conserto que exija que profissionais entrem e saiam do seu imóvel novo, é melhor adiar esses planos.

E, não se esqueça: nada de abraços ou apertos de mãos, e respeite a distância de 2 metros de outras pessoas.

 

Tome precauções sanitárias extras

Mesmo que as pessoas que estejam lhe ajudando na mudança usem equipamentos de segurança, como luvas e máscara, não abra mão de usar você também.

Desinfete objetos e superfícies com álcool ou água sanitária, e tenha cuidado especial com as maçanetas das portas, torneiras, janelas e interruptores de energia, que são tocados com muita frequência. Também não se esqueça de desinfetar o chão depois da circulação de pessoas.

Uma dica é colocar álcool em gel para as mãos perto da porta de entrada da casa ou apartamento e deixar ali os sapatos e pertences que foram usados na rua, como chave e carteira. Garanta que sempre tenha sabão líquido nas pias para a lavagem das mãos.

Para a mudança das suas coisas, use suas malas e compre caixas de papelão novas: o coronavírus pode viver em papelão por até 24 horas. Portanto, evite usar caixas usadas, emprestadas ou doadas.

 

Informe e informe-se sobre a mudança

Se você está se mudando para um condomínio, entre contato com o síndico e, se possível, com os vizinhos - tanto do imóvel em que mora, quanto do novo - para avisar a data e horários em que realizará a mudança. Assim, todos podem se preparar para evitar contatos desnecessários nas áreas comuns, como elevadores e corredores. O síndico do condomínio também consegue, assim, adotar medidas extras de segurança e higiene após a sua mudança.

Acompanhe as diretrizes de saúde e segurança estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde ao planejar a sua mudança para ter sempre a informação mais atualizada sobre como proceder.

Caso você ou algum membro da sua família apresente sintomas de coronavírus, mesmo leves, não se envolva na mudança e tente postergar a saída da casa em que está. Mesmo sendo difícil reagendar a mudança, a sua saúde e das pessoas ao seu redor vem em primeiro lugar.

 

Uma dica extra muito importante: faça uma triagem do que realmente é necessário e doe o que não precisar. Além de agilizar a mudança, você faz uma boa ação!

 

Boa mudança e cuide-se!

 

Pessato Negócios Imobiliários

 


Gostou? Compartilhe com seus amigos:

ATENDIMENTO