Ideias criativas para você decorar seu imóvel gastando pouco

 

Entre as maiores metas que temos ao longo da vida estão a conquista da independência de viver na própria casa e a satisfação de adquirir um imóvel maior para a família. Estar de casa nova, seja para o primeiro lar ou para um lar melhor, realmente é muito gratificante e animador.

Esta sensação pode ser ainda melhor quando a sua casa ou apartamento tem a sua cara. Viver em um lugar organizado, bonito e com personalidade, pode lhe trazer mais alegria e prazer em estar em casa.  Apesar disso, muitas pessoas perdem o sono só de pensar em reforma, pois geralmente envolvem dinheiro, bagunça, tempo e muita mão de obra. Mas não pense que essa é a única forma de repaginar o seu imóvel.

Existem diversas formas práticas e econômicas para mudar e decorar o seu lar de forma simples, rápida e gastando pouco. Nós vamos compartilhar algumas ideias criativas de decoração e reforma rápida para você se inspirar e deixar seu apartamento ou casa com a sua cara. E você não precisa ser nenhum expert em decoração, nem ter grandes habilidades!

 

Tenha uma base neutra

Pense em um quadro em branco. Um artista pode fazer absolutamente qualquer coisa a partir disso. O mesmo vale para a sua casa! Se você tiver uma base neutra, ou seja, paredes e móveis principais mais neutros, você pode transformar a sua casa com pequenos detalhes e itens de decoração sempre que sentir vontade.

  • Opte por cores suaves, como branco, bege, cinza e tons pastéis para as suas paredes;

  • Para os móveis, as mesmas cores valem, além do preto e madeira, que também são atemporais;

  • Ao escolher um sofá novo, evite estampas, deixe esta parte com as almofadas e mantas, que podem ser trocadas mais facilmente.

 

Instale prateleiras

Prateleiras e estantes abertas também são móveis multifuncionais, além de uma ótima solução para quem tem um espaço mais limitado ou quer maximizar o potencial de armazenamento de um ambiente.

Uma tendência de design de interior é o uso de prateleiras e estantes abertas, que são úteis para guardar objetos, mas também servem como um espaço para decoração. Este tipo de prateleira também permite explorar melhor o canto dos ambientes, onde duas paredes se encontram. Estes espaços geralmente deixam de ser aproveitados ao máximo a não ser que a pessoa coloque um móvel em forma de “L”, o que não é tão fácil de encontrar. Apenas colocando tábuas de madeira com ponta diagonal, você já consegue otimizar esses cantos! Além de serem baratas e fáceis de encontrar, as tábuas de madeira são muito simples de instalar. Para você mesmo fazer isso, basta ter as tábuas, mãos francesas, parafuso e uma furadeira (que você também pode pegar emprestada de algum vizinho, parente ou amigo).

Ao investir em prateleiras abertas na cozinha, dê preferência em usá-las para armazenar objetos que são usados com mais frequência. Dessa forma, os objetos expostos não ficam empoeirados nem engordurados, além de ficarem a fácil alcance. Você pode, inclusive, apostar em eletroportáteis como parte da decoração, há muitas opções de batedeira, liquidificador e outros que, além de funcionais, são lindos.

Na sala, quarto e escritório, as prateleiras e estantes são muito úteis para organizar seus objetos. Uma boa dica é você usar caixas e organizadores para colocar itens que não ficam bons como parte da decoração, como controles de tv, cabos, documentos e outros. Itens como livros, fotos, lembranças de viagens e plantas são ótimos para pôr em prateleiras, pois, além de você mantê-los organizados e à vista, esses objetos compõem a decoração do espaço.

 

Decore suas paredes

Como sugerimos anteriormente, se você for pintar as paredes do seu novo imóvel, é interessante optar por cores neutras. No entanto, ter uma parede que se destaque traz muita personalidade a um ambiente. Você pode escolher apenas uma para pintar de cor diferente, ou aplicar uma pintura com textura.

Uma das melhores alternativas é o papel de parede. Se você quiser a versatilidade na decoração do ambiente, tome cuidado para não exagerar no desenho. Existem opções com cores mais neutras, mas com textura e estampas suaves que podem transformar qualquer cômodo. Há, inclusive, opções vinílicas – que são resistentes à água – para ambientes como banheiro de visita e cozinha.

Outra opção que é perfeita para quem vive de aluguel é decorar a parede com quadros. Você pode buscar na internet artes que lhe agradam, imprimir e colocar em molduras. Para pendurar, não precisa de furo, você pode usar uma fita adesiva resistente. Também vale soltar a criatividade na hora de decorar sua parede e pendurar outros elementos decorativos, como pratinhos de porcelana, ganchos ou até mesmo chapéus.

 

Cultive uma horta

Plantas trazem vida e cor para qualquer ambiente. E por que não unir o útil ao agradável? Mesmo que você esteja se mudando para um apartamento, existem alternativas criativas de fazer uma hortinha para deixar a sua casa com mais vida e suas refeições com mais tempero.

Uma forma simples e prática é pendurar prateleiras perto de uma janela – em função da claridade – e plantar seus temperos em vasinhos. Canecas, latas e potes de vidros que estejam sobrando na sua casa são alternativas muito criativas e econômicas de vasos.

 

Repagine móveis, bancadas e mesas

É possível que, ao se mudar para uma casa mobiliada, você se depare com móveis e bancadas com cores que não lhe agradam. Mas, você pode resolver isso facilmente, sem ter que fazer trocas ou reformas. Adesivos vinílicos são excelentes para cobrir qualquer superfície que não goste em uma mesa, bancada ou móvel. Existem várias opções de estampas e cores para comprar pela internet. Para dar aquela renovada nos móveis, você pode pintar as portas e até mesmo trocar as maçanetas.

 

Esperamos que essas dicas inspirem você a deixar sua casa com a sua cara ou, quem sabe, até a buscar um lar novo. A Pessato Negócios Imobiliários possui muitas opções de imóveis para locação e venda, para você escolher. Fale com um de nossos corretores!

 


Gostou? Compartilhe com seus amigos:

ATENDIMENTO