Checklist: O Que Verificar Antes de Comprar um Imóvel Novo

 

Antes de comprar um imóvel novo, seja uma casa ou apartamento, é muito importante verificar certos pontos que vão fazer toda a diferença na sua vivência no novo lar. Afinal, esse será o espaço que você provavelmente irá habitar por anos -  e de repente para o resto da sua vida!

 

Portanto é preciso avaliar bem o local antes de fazer a escolha certa. 

 

Além de te explicar quais as formas de comprar um imóvel e as vantagens de cada uma delas, a Pessato criou então uma lista com as 10 coisas para verificar antes de comprar um imóvel novo. Vamos lá?

 

LISTA: O Que Verificar Antes de Comprar um Imóvel Novo

 

Tome nota de cada tópico ao escolher o imóvel ideal para você:

 

1. Casa ou apartamento?

 

Pode parecer meio óbvio falarmos sobre isso e todo mundo já tem essa resposta pronta na ponta da língua, mas você já parou para analisar se a sua preferência se encaixa no seu perfil de morador?

Muitas pessoas que vivem em apartamento têm o sonho de morar em uma casa por querer mais espaço, mas é preciso pensar se esse tipo de moradia, apesar de ser maior fisicamente, combina de fato com o seu estilo de vida.

Por outro lado uma pessoa que morou a vida inteira em uma casa, por exemplo, pode se sentir enclausurada ao habitar um apartamento. Portanto, a primeira coisa a se pensar é qual formato de moradia vai atender melhor as suas necessidades e das pessoas que irão viver com você - se houver mais integrantes no novo lar. 

 

2. Localização

 

Após dar o ponto de partida e definir se a sua busca está focada em uma casa ou apartamento, por exemplo, a próxima observação deve ser avaliar a localização do imóvel.

Comece pensando nos bairros mais propícios para você morar de acordo com as suas condições e considere os seguintes pontos:

 

  • Proximidade de estabelecimentos comerciais e essenciais (mercado, farmácia, banco, etc.)

  • Acesso ao transporte público (há alguma parada de ônibus ou estação de trem perto?)

  • Distância dos locais que você costuma frequentar (quão longe ou perto é o seu trabalho, casa de amigos e familiares, por exemplo?)

  • Trânsito (como será seu deslocamento para fazer suas atividades?)

 

Sem contar também que vale analisar a infraestrutura e os índices sobre o bairro em geral: Ocorrem muitos alagamentos? Há muitos assaltos? Entre outras questões importantes para você. 

 

3. Tamanho do imóvel 

 

Outra coisa que não pode passar batido é analisar as medidas do apartamento ou casa que você está prestes a comprar. Esse tamanho é habitável para o número de pessoas que irão morar no local? Considera ter filhos futuramente? (Daí a necessidade de ter um quarto a mais, por exemplo). 

Cada detalhe dele ser levado em consideração, até mesmo se você pretende receber visitas com frequência e se esse mesmo local seguirá atendendo suas necessidades no futuro.

Portanto, veja bem se a quantidade de metros quadrados é compatível com as condições de um lar confortável para você.

 

4. Disposição dos ambientes

 

Além do tamanho da casa ou apartamento, você precisa prestar atenção também na disposição dos cômodos do imóvel. Verifique na planta se os locais são bem distribuídos de acordo com o espaço que você precisa.

Muitas pessoas às vezes ficam satisfeitas com o tamanho espaçoso do imóvel em sua totalidade mas esquecem de analisar se os cômodos estão bem divididos conforme a necessidade.

Para você não se arrepender, considere então as medidas do local em conjunto à disposição de cada canto.

 

5. Sol, luz e calor

 

Esse tópico é muito importante, independentemente se você prefere o frio ou o calor. Tenha em mente que se o imóvel costuma receber mais sol no período da tarde, o calor no verão será mais intenso na maior parte do dia.

É por esse motivo que muitas pessoas preferem os imóveis que “pegam sol” na parte da manhã, para não sofrer na estação mais quente do ano. Portanto, confira bem a posição do imóvel em relação ao sol e garanta se ele está de acordo com o seu gosto. 

Para quem está a procura de um apartamento, vale considerar também o andar do imóvel. Não apenas por causa do sol, mas também caso haja preferência por altura, poder garantir que há elevador se o apartamento estiver em um andar elevado.


6. Barulho aos arredores 

 

Ao falarmos rapidamente sobre altura, vale também comentarmos sobre a importância de analisar o barulho ao redor do local do seu novo imóvel. No caso dos apartamentos, por exemplo, quanto mais alto for, menor tende a ser o barulho que irá chegar na sua janela.

Essa é uma questão bem particular, na verdade, pois enquanto muitas pessoas não ligam ou não se importam com ruídos, outras tem preferência por locais mais silenciosos para morar. 

Portanto, caso esse seja um ponto decisivo para você e esteja buscando um apartamento, dê preferência para os andares mais altos. Já se você estiver pesquisando por uma casa, preste atenção se há muito barulho ao redor quando for visitar o local escolhido. 


7. Áreas comuns do condomínio 

 

Muitos condomínios, tanto de apartamentos quanto de casas, oferecem espaços de convivência como brinquedoteca, churrasqueiras, academia e até mesmo espaços gourmet em sua estrutura, entre outros atrativos.

Ao pensar sobre essas possibilidades, mais uma vez é importante considerar o seu perfil de morador, conforme falamos no primeiro item da nossa lista. Você irá desfrutar de tudo isso? Seus filhos irão aproveitar? 

Pense também a longo prazo, se futuramente esses “extras” que tornam a compra mais cara fazem sentido para você. Caso a resposta for “sim”, vale muito a pena investir nesses espaços adicionais que você irá usufruir.

 

8. Animais de estimação 

 

Por mais que os animais de estimação sejam muito populares nos lares ao redor do mundo todo, é importante lembrar que nem todos os condomínios permitem que os pets convivam no local, principalmente em apartamentos.

Portanto, caso você tenha cachorro(s) ou gato(s), entre outros animais domésticos, é necessário que você verifique nas normas do condomínio se o seu animalzinho é aceito no novo local que irá morar. Assim como garantir também se é possível passear pelos arredores com o seu companheiro. 

Se o imóvel ainda estiver na planta, provavelmente as regras estão em desenvolvimento, então fique atento para correr atrás dessa informação.


9. Estado de conservação

 

Tão importante quanto os outros itens acima, o estado de conservação não pode ficar fora da nossa lista, mesmo que o imóvel seja novo ou tenha pouco tempo de uso. É indispensável revisar cada canto do local, da base ao topo, por dentro e por fora. 

Se você optar por um imóvel usado, esse cuidado deve ser redobrado, considerando não somente seu estado de conservação mas levando em conta também há quanto tempo ele foi construído.

Dica: Se possível, abra o registro do apartamento ou casa e teste todas as torneiras e chuveiros; confira bem todas as paredes e pisos para verificar se há marcas ou rachaduras; entre outras observações que vão te deixar mais seguro para fazer a compra.

 

10. Preço

 

Além das condições físicas do imóvel que você busca, o preço geralmente é o que irá definir a sua compra. Quanto você quer pagar por essa aquisição?

Já explicamos como avaliar o preço de um imóvel, e a partir disso você pode perceber que existem diversas variáveis que vão influenciar no custo da sua casa ou apartamento.

A notícia boa é que a Pessato conta com uma grande variedade de imóveis e pode ajudar você a pesquisar preços e encontrar o lar dos seus sonhos. Contamos com mais de 3 mil opções de imóveis à venda!

Agora que você já sabe o que verificar antes de comprar um imóvel, entre em contato com a gente para tornar essa conquista real. 

 


Gostou? Compartilhe com seus amigos:

ATENDIMENTO