Como Alugar um Imóvel pela Imobiliária: Tudo que Você Precisa Saber

Chega o momento na vida em que você decide alugar um imóvel e começa a se perguntar sobre como fazer isso por uma imobiliária. Afinal, a locação consiste em todo um processo que envolve responsabilidades, documentações, direitos e deveres.

E assim, em meio à busca pela casa ou apartamento perfeito para alugar, surgem vários outros questionamentos de como funciona a locação e se vale a pena mesmo fazer isso através da imobiliária.

Mas não se preocupe, a Pessato reuniu no texto abaixo as informações necessárias que todo locatário precisa saber antes de alugar um imóvel com a gente e quais as vantagens que o aluguel através da imobiliária proporciona.

 

Veja os tópicos que trazemos abaixo:

  • Qual a função da imobiliária no processo de locação? 

  • Documentação necessária e tipos de garantias do aluguel

  • Principais direitos e deveres do locador e do locatário

  • 5 grandes vantagens de alugar pela imobiliária [NÃO DEIXE DE LER!]

Acompanhe a seguir e tire todas as suas dúvidas!

 

Qual a função da imobiliária no processo de locação e por que alugar dessa forma? 

A imobiliária atua basicamente como uma intermediadora do processo de negociação do imóvel, não apenas no caso do aluguel, mas também para a venda, fazendo a ponte entre o inquilino/comprador e o proprietário do imóvel. Sendo assim, seu papel é muito importante, pois todo esse processo é conduzido pela imobiliária.

É através do conhecimento de mercado que será avaliado o valor do aluguel, por exemplo, além de que é a imobiliária que elabora o contrato de locação, visando um acordo entre ambas as partes - locador e locatário - sob respaldo jurídico. 

Portanto, além de regulamentar e garantir os direitos e deveres de cada um através do contrato, a imobiliária se responsabiliza também pela vistoria do imóvel e por organizar a documentação necessária para a formalização da locação, como você irá ver a seguir.

Resumindo, alugar um imóvel com uma imobiliária é muito mais seguro e confiável do que fazer a locação direto com o proprietário. Assim você pode ter a certeza de que sua locação será tranquila e justa. 

 

Aluguel pela imobiliária: Documentação necessária e Tipos de Garantias 

Para que a imobiliária dê início ao processo de locação, é necessário fornecer alguns documentos para comprovar sua identidade e condições de pagamento. Segue a lista dos que são geralmente solicitados:

  • RG

  • CPF

  • certidão de nascimento ou casamento

  • comprovante de residência (conta de luz ou água, por exemplo)

  • última declaração do Imposto de Renda

  • comprovante de rendimento superior a três vezes o valor do aluguel

Além da documentação, a imobiliária e o locador pedem uma garantia para se certificar que o recebimento do valor do aluguel será feito em dia, evitando assim possíveis prejuízos financeiros.

Veja a seguir as mais utilizadas:

 

  • Fiador

Esse formato de garantia envolve um fiador apresentado pelo locatário. É essa terceira pessoa que irá se responsabilizar por todos os custos, caso o inquilino não faça os devidos pagamentos assumidos. 

Sendo assim, é necessário que o fiador seja proprietário de pelo menos um imóvel, e os documentos solicitados geralmente são os mesmo do locatário, além da certidão de registro dos imóveis. 

 

  • Seguro-Fiança

O seguro-fiança é uma das modalidades mais comuns para quem não tem fiador e funciona assim: o locatário adquire uma apólice junto a uma seguradora para garantir o pagamento da locação. 

Esse seguro então cobre o aluguel, caso ocorra inadimplência, multas ou danos ao imóvel, por exemplo, garantindo a segurança do locador.

 

  • Caução

Se optar por esse formato de garantia, o locatário precisa depositar antecipadamente o valor equivalente a três aluguéis ao locador. 

O valor deve ser pago no mesmo momento em que o fechamento do contrato de aluguel é realizado. 

 

  • CredPago 

Essa é mais uma opção para o locatário poder dar entrada no aluguel. O CredPago é uma modalidade de garantia acessível e sua operação é feita através do Cartão de Crédito. 

Nela são cobrados R$ 120,00 como taxa de adesão ao serviço e 8% sobre o valor montante da locação, mensalmente. O limite necessário é de acordo com o valor da locação e outro ponto que pode facilitar é que o cartão não precisa estar no nome do locatário.

 

Principais Direitos e Deveres do Locador e do Locatário

Como todo contrato que exige a responsabilidade de ambas as partes, locador e locatário possuem direitos e deveres específicos durante o processo de locação, conforme comentamos no início do texto.

Basicamente o proprietário se responsabiliza por entregar o imóvel em boas condições de uso e o inquilino se compromete a utilizar o imóvel conforme estabelecido no contrato, pagando pontualmente o aluguel no prazo estipulado. 

Indicamos que consulte essa página do nosso site que esclarece os direitos e deveres do locador e locatário, além de trazer dicas úteis para que você não fique com nenhuma dúvida.

 

 5. Grandes Vantagens de Alugar um Imóvel com Imobiliária

Agora que você está por dentro de tudo que precisa saber antes de alugar um imóvel com nossa imobiliária, entendendo como funciona o processo de locação e o que é exigido, vamos recapitular as vantagens de realizar seu aluguel com a Pessato:

 

  • Atendimento Personalizado

Ao entrar em contato com nossa imobiliária para buscar seu imóvel, o atendimento é muito mais personalizado, levando em consideração que os profissionais do mercado são especializados em encontrar o que o cliente procura. Basta conversar com um dos corretores da Pessato, por exemplo, para eles te indicarem os imóveis que se encaixam na sua pesquisa.

 

  • Praticidade

Você não precisa se preocupar com toda aquela burocracia comum envolvendo terceiros, basta entregar a documentação necessária à imobiliária e aguardar a aprovação para dar entrada no imóvel. Como já explicamos, nosso papel é intermediar esse processo para facilitar a sua vida.

 

  • Segurança

Alugar o imóvel com a imobiliária também é muito mais seguro. Afinal, você assina o contrato garantindo todos os seus direitos e pode assim ficar mais tranquilo ao saber que seu acordo está oficializado.

 

  • Vistoria Garantida

Conforme adiantamos no início do texto, a imobiliária fica responsável também por fazer a vistoria do local onde você irá morar, tomando nota de todas as observações sobre o imóvel e ainda dando um prazo para o locatário informar eventuais pontos não relacionados na vistoria.

 

  • Rapidez na Solução de Problemas

Já imaginou se acontecer algum problema no imóvel alugado direto com o proprietário e ele for uma pessoa muito ocupada ou então não cumpra com o combinado? Essa é mais uma vantagem de alugar com uma imobiliária, cujo papel é tentar resolver o problema o quanto antes, além de fazer contato constantemente com o dono do imóvel para cobrar suas responsabilidades em solucionar o caso.

 

Viu só como vale muito mais a pena alugar um imóvel através da imobiliária? Aproveite e faça contato com nossos corretores para dar início ao seu sonho com segurança e praticidade!

 


Gostou? Compartilhe com seus amigos:

ATENDIMENTO