Administração de Condomínios: Guia do que você precisa saber

A administração de condomínios envolve diversos pontos, funções e responsabilidades. Muita gente se pergunta de fato o que é, qual seu objetivo e como funciona.

A verdade é que a administração de condomínios é basicamente como dirigir uma empresa - por isso, é tão complexa e abrangente! Sabe aquela ideia de que apenas o síndico é responsável por isso tudo e assume o controle total do condomínio?

Bom, isso já não é mais uma realidade faz tempo. Pense bem: são diversos pontos incluídos na administração de um condomínio - desde a resolução de simples manutenções, até a intermediação dos típicos conflitos que podem surgir. Até aí ok, são funções administrativas que aparentemente o trabalho de um síndico poderia suprir. 

Mas há tarefas e responsabilidades que vão muito além disso, e é aí que entra a atuação da empresa administradora do condomínio, parte essencial para que esse gerenciamento tão necessário funcione, auxiliando o síndico.

Para que você entenda melhor como de fato funciona a administração de condomínios, preparamos esse guia especial. Assim, você pode tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e conhecer o trabalho da Imobiliária Pessato, que oferece esse serviço e pode te ajudar nessa. Acompanhe: 

 

O que é e Como Funciona a Administração de Condomínios?

 

Vamos começar definindo e explicando o que é a administração de condomínios, que se resume em ser responsável pelo planejamento, organização e controle do uso de recursos, assim como a realização das atividades essenciais para que o condomínio tenha um bom funcionamento.

Lembra de quando comparamos a ação de administrar um condomínio com a responsabilidade de dirigir uma empresa? É realmente uma boa analogia, considerando que são inúmeras funções. 

 

Conheça especificamente quais são as principais atribuições:

 

Responsabilidades da Administração de Condomínios

  • Emitir os boletos de pagamento da taxa condominial

  • Cuidar das contas ordinárias do condomínio

  • Elaborar a folha de pagamento de todos os funcionários

  • Gerar o demonstrativo de receitas e despesas de condomínio

  • Gerenciar os encargos previdenciários mensais

  • Controlar o fundo de reserva e o fundo de obras

  • Organizar a pasta de prestação de contas

  • Prestar auxílio antes e depois das reuniões de assembleia geral

  • Orientar sobre aspectos legais de setores como financeiro, administrativo e trabalhista

 

Levando em conta essas e outras funções fundamentais na administração de condomínios, o apoio das empresas que prestam esse tipo de serviços é essencial para cumprir essas responsabilidades e oferecer uma boa experiência aos condôminos. 

A empresa administradora de condomínios, como o próprio nome indica, tem como atribuição administrar o condomínio e ser um suporte para o síndico nessa empreitada.

A seguir, entenda especificamente qual é o seu objetivo e como isso funciona:

 

Empresa Administradora de Condomínios: Objetivos e Benefícios ao contratar

 

Como você já pode imaginar ao ler o que adiantamos até agora, o principal objetivo de uma empresa administradora é gerenciar as demandas administrativas, jurídicas e contábeis do condomínio, sendo responsável por todas aquelas questões burocráticas e típicas de qualquer gestão.

É aí que o trabalho em colaboração com o síndico ganha sentido, pois a empresa administradora auxilia e orienta essas demandas necessárias. 

Como uma empresa especializada em dar suporte na administração condominial, a Pessato entende que cada condomínio tem particularidades e necessidades especiais.

Portanto, além de todas as funções que já explicamos acima no tópico de Responsabilidades da Administração de Condomínios, nossos serviços também abrangem todo o Planejamento, Gestão Financeira, Assessoria Jurídica, Departamento Pessoal, Compras e Manutenção.

 

Conheça os principais benefícios de contratar a Pessato:

  • Assessoria administrativa e jurídica permanentes

  • Previsão de trabalho que deverá ser desenvolvido durante o ano

  • Redução dos encargos e do tempo gasto pelo síndico com a gestão do condomínio

  • Decisões imparciais que objetivam a solução dos conflitos e o bem comum

  • Mais tranquilidade e amparo para exercer a tarefa de síndico

  • Representação do condomínio perante os órgãos públicos

  • Emissão de boletos e cobrança dos inadimplentes

  • Seleção e admissão de funcionários

  • Atendimento único e personalizado

 

Acesse aqui para ficar por dentro de todas as vantagens oferecidas pela Pessato.

 

Lembrando que o Art. 1348 do Código Civil permite que prestadoras de serviços sejam contratadas por condomínios para auxiliar nas funções administrativas. 

Além disso, a lei também autoriza que o condomínio transfira o papel do síndico para a empresa. Dessa forma, a administradora pode assumir as funções do síndico do condomínio de maneira integral.

No entanto, caso a administração do condomínio seja conduzida pela parceria entre síndico e empresa administradora, é necessário compreender que as responsabilidades são diferentes, conforme explicamos a seguir: 

 

Síndico e Administradora de Condomínios: Responsabilidades diferentes

 

Apesar de trabalharem em conjunto, você precisa saber que o síndico é quem exerce o cargo mais importante dentro da administração condominial. Isso significa que é ele quem tomas as decisões em nome do condomínio e responde pelos condôminos.

É por isso que o síndico e a empresa administradora possuem responsabilidades diferentes de acordo com a lei. 

É importante ter em mente também que o Código Civil estabelece que é o síndico o responsável direto pelo condomínio. Portanto, é ele o encarregado de responder civil e criminalmente por qualquer problema que possa acontecer durante a gestão.

No entanto, se for comprovado que os problemas foram causados pela administradora de condomínio, é necessário saber, também, que existe uma responsabilidade solidária entre condomínio e administradora. 

Nesse caso, ambos podem ser responsabilizados judicialmente pela má administração, mas a primeira pessoa a ser responsabilizada é o síndico, para depois ser avaliada a responsabilidade da administradora do condomínio.

Dessa maneira, a dica é que o síndico e o conselho do condomínio acompanhem de perto o gerenciamento da administradora contratada. Essa análise é de extrema importância para evitar dores de cabeça ao condomínio e seus moradores. 

Síndico: Contrate uma empresa confiável para auxiliar na Administração do Condomínio

Se você vai contratar uma empresa administradora, a dica da Pessato é: não defina essa escolha baseada apenas no quanto a empresa cobra ou se ela se resume em ser famosa. 

Como falamos anteriormente, esse trabalho será de parceria, então, é fundamental que você opte por uma empresa de confiança, qualidade e experiência.

 

Clique aqui e entre em contato com a Pessato para estar ao seu lado na administração de condomínios. Há 60 anos no mercado no imobiliário e com muita eficiência e comprometimento, garantimos a prestação de serviço de qualidade, com foco na satisfação dos condôminos.


Gostou? Compartilhe com seus amigos:

ATENDIMENTO