Financiamento Imobiliário: O que é e Como funciona?

Para muitas pessoas que sonham em conquistar o imóvel próprio, o financiamento imobiliário é o melhor recurso para essa realização. Mas, o que é isso de fato e como funciona?

Considerando a dificuldade que é conseguir juntar uma boa reserva de dinheiro para comprar uma casa ou apartamento à vista, o financiamento se torna a alternativa mais viável para que não seja preciso esperar longos anos para você ter um imóvel no seu nome. Dessa forma, financiar um apartamento, por exemplo, significa contar com o apoio de um terceiro para garantir o pagamento do imóvel. 

Os financiamentos imobiliários são realizados pelos bancos, que pagam ao vendedor do imóvel o valor que quem compra quer financiar. A partir daí, o financiamento é estabelecido e o comprador deve pagar em prestações à instituição bancária. Durante esse período prolongado de pagamento, o imóvel fica no nome da pessoa que fez a compra, mas não pode ser negociado, enquanto não for quitado.

Essa é a ideia do financiamento. Mas, além dessa simples explicação, existem informações muito importantes que você precisa saber para realizá-lo com segurança. Você sabe como financiar um imóvel e quais são as condições, por exemplo?

Acompanhe a seguir o resumo preparado pela Imobiliária Pessato com as respostas para as principais dúvidas sobre esse assunto:

 

O que é o Financiamento Imobiliário?

 

Vamos imaginar que você queira comprar um imóvel, mas ainda não guardou o valor suficiente para realizar o negócio. 

O financiamento, então, entra como uma solução para você dar esse primeiro passo, permitindo que você compre um apartamento e financie o pagamento em prestações, durante um prazo de até 30 anos. 

 

Como funciona o Financiamento Imobiliário

 

Diversos são os bancos que oferecem financiamentos, entre os bancos públicos estão a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, por exemplo, assim como instituições bancárias privadas: Itaú, Santander, Bradesco, entre outros.

O que diferencia cada um são as condições de pagamento, como as taxas de juros, a duração do contrato e quanto do pagamento do imóvel pode ser financiado. Depois que você escolher o que melhor atende às suas condições, o primeiro passo a ser dado é conversar com o gerente do banco selecionado para dar início às etapas que irão liberar o crédito que você precisa. 

Desse modo, para autorizar o financiamento, o banco traça seu perfil como consumidor, estabelecendo as condições desse pagamento e definindo as taxas de juros, de acordo com as suas possibilidades financeiras. Assim, no momento em que você é incluído em um programa específico de linha de crédito, a aprovação é liberada em seguida. 

 

Condições e Requisitos do Financiamento Imobiliário

 

Mesmo que as condições de financiamento estejam cada vez mais facilitadas com o passar dos anos, contando com linhas de crédito cada vez mais atrativas, é importante ter em mente que é necessário cumprir certos requisitos para realizar o financiamento.

Para começar, por mais que o pagamento da entrada do imóvel tenha ficado mais flexível nos últimos tempos, é preciso que você tenha em sua conta um valor garantido para pagar essa entrada. Isso porque os bancos costumam financiar de 70% a 90% do preço da casa, apartamento ou terreno a ser comprado. Dessa forma, o restante do percentual necessita ser quitado por você.

É importante saber, também, que existe um limite de crédito para cada tipo de utilização deste imóvel. Por isso, é preciso, primeiro, escolher qual será a aquisição, para buscar a linha de crédito que atenda às condições de financiamento, conforme comentamos anteriormente.

Em relação às taxas de juros, geralmente são definidas de acordo com a faixa de renda do cliente e com o prazo de pagamento estabelecido. Portanto, quanto mais longo for o financiamento, a tendência é que as taxas sejam mais baixas. Por outro lado, mais juros serão adicionados pelo tempo de amortização do contrato (valor que efetivamente reduz o saldo devedor).

Leve em consideração, ainda, que hoje existem diversos tipos de financiamento, cada um com condições diferentes. Você pode utilizar, por exemplo, os recursos do seu FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) ou do SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo). Ou, até mesmo, optar pelo financiamento direto com uma construtora, por exemplo.

Nossa dica é que você consulte cada uma dessas opções para ver qual faz mais sentido para o seu caso, dentro das suas condições.

Atendendo aos requisitos impostos, é de praxe que o passo inicial do financiamento seja apresentar certos documentos e comprovantes de renda, conforme você verá a seguir:

 

Como fazer um Financiamento Imobiliário?

 

Primeiramente, saiba que o processo é o mesmo em qualquer instituição bancária. O banco, então, irá pedir os seguintes documentos:

 

Apresentação de documentos e comprovantes

  • RG e CPF 

  • Comprovante de estado civil

  • Comprovante de renda (isso inclui holerites, extratos bancários e declaração completa de imposto de renda)

  • Comprovante de residência

 

Tenha em mente que é preciso levar os documentos e comprovantes de todos que constarão no contrato. Portanto, se você irá realizar o financiamento com o seu cônjuge, por exemplo, é necessário apresentar as cópias do casal. 

Após isso, todos os documentos passarão por uma análise detalhada de crédito, para constatar se existe alguma pendência financeira que inviabilize a negociação. Não havendo problemas, a liberação de crédito é aprovada com um período de validade que varia de acordo com cada banco (o dinheiro ainda não é liberado nesse momento).

 

Avaliação do imóvel e Assinatura do Contrato

 

Em seguida, o banco realiza a avaliação do imóvel a ser financiado - por meio de uma empresa de engenharia ou arquitetura - para confirmar o quanto ele vale.

A partir daí, é elaborado um contrato que deve ser assinado pelo comprador e pelo vendedor. Esse contrato, então, deve ser registrado em cartório e levado à agência bancária. 

O crédito é efetivamente liberado e o vendedor, assim, é pago. Com isso, o comprador inicia o pagamento das parcelas mensais à instituição bancária responsável pelo financiamento.

 

Dica da Pessato: Não esqueça do planejamento no Financiamento Imobiliário

 

Mesmo que você atenda todas as condições solicitadas pelas instituições que liberam o financiamento, lembre-se, sempre, de que a organização é uma prática indispensável durante esses anos de pagamento. 

Portanto, mantenha o planejamento em dia para pagar as prestações e não ficar endividado. As dívidas podem levar à perda do imóvel para o banco por falta de pagamento!

A instituição financeira costuma somente liberar o financiamento comprometendo até 30% da renda do cliente, justamente para evitar que ele fique saturado de contas. Assim, fica mais fácil de você ter o controle dos seus gastos para poder honrar com as suas obrigações e ter o seu tão sonhado imóvel próprio.

 

Ficou com alguma dúvida sobre financiamento imobiliário? Entre em contato agora com a Pessato. Somos uma imobiliária em Gravataí e oferecemos financiamentos de imóveis na região, em parceria com as instituições bancárias.




Gostou? Compartilhe com seus amigos:

ATENDIMENTO