Comprar Imóvel sem entrada é possível? Saiba como!

Ter um apartamento ou casa própria é o sonho da maioria dos brasileiros. Mas, infelizmente, nem todos conseguem juntar o dinheiro suficiente para dar entrada nesse investimento. Surge então a pergunta: será que é possível comprar imóvel sem entrada?

Ao fazer um financiamento imobiliário, por exemplo, é necessário pagar entre 20% e 30% do valor total do bem para que o restante seja quitado em parcelas. 

Esse pagamento é exigido pelas instituições financeiras como garantia de retorno do financiamento imobiliário concedido. Mas, como nem sempre é possível garantir essa quantia inicial, muitas pessoas buscam informações sobre como financiar um imóvel sem ter esse valor mínimo em conta.

Por isso, a Imobiliária Pessato criou esse artigo para adiantar que sim, você pode conseguir comprar a sua casa ou apê sem ter o dinheiro de entrada. Mas, tenha em mente que não é tão simples assim. Acompanhe a seguir como isso funciona: 

 

Como comprar imóvel sem entrada

 

Conforme explicamos acima, é quase impossível encontrar um banco que aprove a compra de um imóvel sem entrada, considerando que seria um empréstimo de altíssimo risco. 

Apesar disso, existem hoje no mercado imobiliário algumas linhas de crédito que oferecem a chance de financiar 100% do valor. 

Confira abaixo quais são essas opções e as condições para dar início a essa oportunidade. É preciso atender a alguns requisitos mínimos dos programas habitacionais que concedem a compra:

 

Sistema de Financiamento Habitacional

 

Uma das opções de compra de um imóvel sem entrada é através do Sistema de Financiamento Habitacional (SFH). Nesse caso, é necessário que o valor parcelado seja de até 80% do valor do imóvel. Você pode utilizar o saldo do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) ou os recursos da poupança para pagar o restante.

Como as instituições bancárias cobram juros maiores nessa situação, assim como toda a burocracia, essa opção acaba sendo descartada no banco. Por isso, o SFH acaba se tornando uma alternativa, ampliando as possibilidades de solucionar essa questão do valor da entrada.  

 

Programa Casa Verde e Amarela

 

Substituindo o antigo Minha Casa Minha Vida e trazendo melhorias, o Programa Casa Verde Amarela é uma opção que vem ganhando adesão dos interessados em comprar um imóvel. 

O financiamento é feito pela Caixa Econômica Federal, sem entrada, e pode ser solicitado de acordo com suas regras, que levam em conta principalmente a faixa de renda do comprador. Portanto, o programa é dividido em grupos. 

Confira aqui as informações completas sobre o Programa Casa Verde Amarela e saiba como solicitar.

 

Negociação com Construtoras

 

Por último, é possível, ainda, comprar um imóvel sem entrada diretamente com uma construtora. O processo é semelhante ao financiamento imobiliário pelo banco

Dessa forma, o comprador passa por uma análise, simulação e aprovação de crédito para que, enfim, ocorra a liberação do financiamento.

Ao negociar com a construtora o financiamento imobiliário sem entrada, é preciso que o seu saldo do FGTS seja de pelo menos 20% do valor do imóvel.

Entre essas condições especiais, algumas construtoras oferecem, ainda, a possibilidade de parcelar o valor da entrada. Por isso, o ideal é consultar os empreendimentos da região que você procura morar para saber mais sobre essas condições. 

Mas, uma coisa é certa: essa flexibilidade no pagamento da entrada acontece geralmente porque o imóvel ainda está na planta, facilitando a situação por ainda não estar pronto. 

 

Pensando em comprar imóvel sem entrada ou não?

 

Agora que você entende melhor sobre a possibilidade de comprar imóvel sem entrada, analise qual condição é melhor para você para seguir em frente na busca pelo seu sonho.

Se você acha que não consegue financiar uma casa ou apartamento sem entrada no momento, aproveite para pesquisar melhor os valores de imóveis do seu interesse e comece um planejamento financeiro para juntar dinheiro. 

Caso você esteja procurando por casas, apartamentos, terrenos ou até mesmo espaços comerciais em Gravataí, no Rio Grande do Sul, entre em contato com a Imobiliária Pessato para atendermos você e te mostrarmos os melhores imóveis da região!

 


Gostou? Compartilhe com seus amigos:

ATENDIMENTO