Checklist: 7 Itens para Observar ao Visitar um Apartamento para Alugar

Chega o momento de você fazer a visita ao apartamento que você tem interesse em alugar e, nessa hora, é muito importante saber o que observar no imóvel. Afinal, essa é a oportunidade para avaliar cada detalhe do local, antes de tomar sua decisão.

Janelas que não fecham direito e vazamentos escondidos são exemplos de situações que podem passar despercebidas. Portanto, é necessário estar muito bem preparado e principalmente atento para conferir todos os itens possíveis durante esta visita. 

Para facilitar sua missão na avaliação do apartamento, a Imobiliária Pessato lista quais os cuidados que você deve dar atenção ao visitar o imóvel. Tome nota de todos os detalhes abaixo para poder tomar uma decisão segura e sensata.

 

O que observar ao visitar um apartamento para alugar

 

Alguns itens abaixo podem parecer óbvios, mas, muitas vezes, passam despercebidos durante a visita dos pretendentes a inquilinos. Portanto, fique ligado em cada informação a seguir para ter a certeza de não deixar nada escapar na vistoria do imóvel:   

 

1. Condições físicas gerais do imóvel

 

Confira o tamanho dos cômodos e seus acabamentos, a disposição dos espaços e o estado do bem como um todo, verificando inclusive a iluminação natural durante o dia.

Se o apartamento que você pretende alugar for mobiliado, cheque cada um dos móveis e fique atento ao estado de conservação de todos deles.

 

2. Instalações elétricas

 

Lembre-se de verificar o estado de conservação da rede elétrica, incluindotodas as luzes, tomadas, interruptores e a campainha do apartamento.  

 

3. Instalações hidráulicas

 

Dê atenção também ao chuveiro, torneiras, descargas e registro, verificando se não há vazamentos ou infiltrações no apartamento que você pretende alugar. 

 

4. Pintura

 

Olhe não apenas a pintura, mas também a planicidade das paredes, conferindo se não existem pontos que formam sombras. 

 

5. Piso e Contrapiso

 

Se o imóvel tiver piso de tacos, por exemplo, observe se o sinteco é novo. Confira também se existem rachaduras, trincas, manchas no pavimento ou desgastes e deformações que podem comprometer a aparência em geral. 

 

6. Fechaduras, portas, janelas e aberturas

 

Observe se todas as portas e janelas abrem e fecham perfeitamente, garantindo que tudo esteja bem vedado. 

Aproveite e veja também se elas não apresentam arranhões e pinturas danificadas, conferindo se todas as fechaduras funcionam perfeitamente.

 

7. Áreas externas 

 

Faça uma avaliação do entorno do imóvel, por mais que isso não entre na vistoria. Observe, por exemplo, o estado da fachada e das áreas externas do condomínio. 

Confira também os recursos de segurança oferecidos, acessibilidade e existência ou não de garagem e outros espaços de lazer e convivência.

 

A importância da vistoria ao alugar o apartamento

 

Além desses 7 principais itens que você deve prestar bastante atenção durante a visita ao apartamento para alugar, é necessário ter consciência sobre a importância da realização da vistoria e os detalhes a serem observados. 

As vistorias são feitas na entrada e também na desocupação do imóvel, e existem justamente para que você verifique as condições do local e evite problemas futuros. Tudo será documentado para garantir que, ao sair do apartamento e fazer a entrega, tudo se encontre da mesma forma de quando você entrou. 

Portanto, recomendamos que você olhe todos os ambientes do imóvel com atenção para que as devidas correções ou ajustes sejam realizados. 

 

Leia também: Reparo e Manutenção do Imóvel Alugado - De quem é a Responsabilidade?

 

Como funciona a vistoria na Imobiliária Pessato

 

Aqui na Pessato, nosso processo de vistoria de entrada do locatário é feito por uma empresa especializada - a Rede Vistorias -, referência por ser a maior rede do Brasil neste segmento.

Desta forma, você pode se sentir seguro ao alugar um imóvel com a gente. Contar com essa segurança faz toda a diferença para você fazer a melhor escolha do imóvel onde você vai morar. 

Além de, é claro, poupar você de problemas que poderiam acontecer futuramente. Por isso, a vistoria feita de forma correta é tão importante, e nós garantimos isso.

Entre em contato com a Imobiliária Pessato e tenha uma excelente experiência ao alugar o seu apartamento em Gravataí/RS e região.

 


Gostou? Compartilhe com seus amigos:

ATENDIMENTO