Como conseguir aprovação de Financiamento Imobiliário: Passo a Passo

Assim, através do financiamento, é possível contar com o apoio de um terceiro para garantir o pagamento do imóvel. Aqui neste artigo explicamos tudo sobre financiamento imobiliário. Sugerimos também essa leitura para você entender todos os detalhes sobre como isso funciona, bem como seus requisitos e como solicitar esse recurso. 

Mas e você, sabe como conseguir aprovação de financiamento imobiliário? Infelizmente, é muito comum as pessoas encontrarem o imóvel dos sonhos, mas perderem a oportunidade de financiá-lo pelo fato do seu crédito não ser aprovado. 

Para que a negociação do seu financiamento não passe por isso, nem tenha que aguardar uma longa fila de espera por essa aprovação, existem algumas ações que você pode fazer para contornar essa situação.

A Imobiliária Pessato explica o passo a passo e também dá algumas dicas para você conseguir ser aprovado no financiamento imobiliário com mais rapidez e maiores chances. Acompanhe a seguir.

 

Passo a passo de como conseguir aprovação do financiamento imobiliário

 

Vamos iniciar do zero, cumprindo cada passo corretamente? Comece seguindo as orientações abaixo para facilitar a sua aprovação:

 

1. Simule a contratação de crédito

 

Contate as instituições financeiras do seu interesse e faça uma simulação da contratação de crédito. A maioria dos bancos oferece esse recurso em seu próprio site. 

Assim, você pode testar o financiamento em várias empresas e escolher a melhor oportunidade para você.

 

2. Apresente a documentação correta

 

Após selecionar a melhor proposta, compareça ao banco e entregue todas as documentações solicitadas. Os documentos padrão costumam ser esses: RG e CPF, comprovante de estado civil, de renda e de residência.

De qualquer forma, confirme previamente com a instituição bancária as informações sobre a documentação.

 

3. Aguarde a análise de crédito

 

O banco irá analisar todas as informações recebidas, tanto a sua documentação e as suas condições de pagar o empréstimo, quanto o estado do imóvel a ser financiado e o seu valor no mercado.

Dessa forma, a empresa irá informar se é possível ou não aprovar a liberação do crédito.

 

4. Assine e registre o contrato

 

Depois de confirmar todos os dados envolvidos no processo, a instituição bancária irá elaborar o Contrato de Financiamento, que deve ser assinado pelo comprador e pelo vendedor. Importante: leia cada detalhe do contrato com atenção e tire todas as dúvidas antes de assiná-lo.

Com as assinaturas em mãos, o documento precisa ser levado ao cartório para registro - você paga por esse serviço - e encaminhado novamente ao banco.  

 

5. Confirme a liberação do crédito e inicie o pagamento das parcelas

 

Após ter a confirmação do crédito - isso costuma demorar entre 5 e 10 dias úteis - e resolver as questões contratuais, você irá começar a pagar ao banco o valor das mensalidades estabelecidas. Ao terminar os pagamentos, a instituição irá emitir o Termo de Quitação de Imóvel, atestando que você concluiu o contrato com o banco sem nenhuma pendência.

Importante: parcelas com pagamentos pendentes implicam em inadimplência e o comprador pode, inclusive, perder o imóvel. Fique atento!

 

Leia também: IPCA no Financiamento Imobiliário - O que é e Como funciona

 

Dicas para conseguir a aprovação do financiamento imobiliário

 

Além de ser essencial cumprir cada uma dessas etapas corretamente, existem algumas ações que você pode colocar em prática e agilizar o processo. Além de, claro, diminuir os riscos de ter o seu pedido reprovado.

 

Tome nota de cada uma:

 

  • Dê preferência ao banco no qual você tem conta. Isso pode descomplicar o financiamento, pois a instituição já conhece seu perfil financeiro e, assim, agiliza a análise de crédito. 

 

  • Confirme se o seu CPF está ok e consulte o Serasa. Se tiver alguma dívida pendente, quite antes de procurar o banco e garanta que o seu nome esteja limpo.

 

 

  • Concentre todos os seus ganhos na mesma conta. Dessa forma, é mais fácil comprovar sua renda através de um extrato das transações, ainda mais se você for autônomo ou tiver várias fontes de renda.

 

  • Considere a melhor forma de usar o FGTS. O Fundo de Garantia costuma ajudar muito na compra do imóvel. Ele pode ser utilizado para amortizar o saldo devedor, para a entrada ou para o valor das parcelas. Consulte seu saldo ao contar com esse benefício.

 

  • Fique atento às informações sobre o financiamento e coloque na balança os prós e contras para escolher a melhor instituição para o seu caso. Pesquise sobre os bancos e as regras de cada um para, enfim, tomar uma decisão. 

 

  • Conte com uma imobiliária ou corretor para auxiliar você. Aqui, na Pessato, por exemplo, nossos corretores oferecem suporte nesse processo de financiamento. Dessa forma, você não fica sozinho no contato com o banco e pode se sentir mais seguro.

 

Agora que você conhece o passo a passo e as dicas de como conseguir a aprovação do financiamento imobiliário, compartilhe esse artigo com outras pessoas que também sonham em comprar um imóvel. 

 

Se ficar com alguma dúvida, entre em contato agora com a Pessato. Somos uma imobiliária em Gravataí e oferecemos financiamentos de imóveis na região, em parceria com as instituições bancárias.


Gostou? Compartilhe com seus amigos:

ATENDIMENTO