Mercado Imobiliário: O que é, Como funciona e Tendências 2021/2022

Para comprar e vender imóveis com segurança, é necessário entender o que é o mercado imobiliário e como ele funciona. Afinal, não se trata de uma transição barata, por mais que essa seja uma ótima forma de investir. 

Aliás, o ramo imobiliário no Brasil tem crescido muito nos últimos anos e deve seguir com essa alta, sendo hoje um dos mercados que mais recebe investimento no país. Portanto, para garantir que as suas negociações sejam bem sucedidas, é preciso estar informado e conhecer, pelo menos, o básico desse mercado.

Pensando nisso, a Imobiliária Pessato explica a seguir o que de fato é o mercado imobiliário e seu funcionamento, comentando também as tendências desse ramo para as próximas temporadas. Acompanhe a seguir:

 

O que é Mercado Imobiliário 

 

Como introduzimos acima e você pode imaginar, o mercado imobiliário trata-se do setor da economia que abrange as negociações de imóveis, bem como os terrenos e/ou as áreas construídas sobre eles.

Exemplos: o próprio terreno, incluindo sua superfície, seu subsolo e inclusive seu espaço aéreo; as edificações construídas sobre esse terreno; ou qualquer outra produção do trabalho humano feita nesse terreno, como uma plantação.

Portanto, no momento em que você vende, compra ou aluga um desses bens, está participando de um negócio no mercado imobiliário seja uma casa, um apartamento ou um pavilhão comercial, independente da finalidade dessa transição.

São inúmeras as possibilidades de entrar nesse mercado e investir através dele, e existe uma série de variáveis que mostram como esse investimento pode ser realizado. Por isso, é importante ter um bom conhecimento para explorar essa área.



Como funciona o Mercado Imobiliário

 

Agora que você compreende melhor do que se trata o mercado imobiliário, vamos entender como isso funciona na prática, independente da forma de investimento a ser escolhida.

Conforme explicamos, toda a compra ou venda de imóvel, seja ele novo, usado ou com o projeto em andamento na planta, envolve uma transação imobiliária. 

Essa negociação funciona e pode ser feita, tanto diretamente com o proprietário ou com a imobiliária, que vende a propriedade para o comprador, como através de crédito e fundos imobiliários.

Com isso, é importante saber também que, além do valor do imóvel, existem custos em todo o processo de transferência, como por exemplo o ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis), além de outras taxas como o registro e a matrícula.

 

Sistema de fases

 

Ainda falando sobre o funcionamento do mercado imobiliário, tenha em mente que esse ramo conta com um sistema de fases que dura mais ou menos 6 anos. Esse é o tempo estimado para observar mudanças de demandas e ofertas e, assim, as construtoras lançarem os empreendimentos desejados pelo consumidor.

Nessa fase de valorização de imóveis, por exemplo, a tendência é ocorrer naturalmente uma alta nos preços das negociações.

 

Leia também: Como avaliar o preço de um imóvel

 

Por outro lado, quando a demanda é reduzida, acontece a adequação dos preços, sendo o momento mais oportuno para quem busca comprar um imóvel.

Portanto, há muitas possibilidades de rendimento em médio e longo prazo ao adquirir ou vender um imóvel na hora certa. Isto é, entendendo como funciona o mercado imobiliário e observando qual sua melhor fase. 

 

Tendências do Mercado Imobiliário 

 

Falando em possibilidades, separamos esse espaço para falar, ainda, sobre as tendências do mercado imobiliário para 2021/2022. Assim, você fica ainda mais informado e seguro caso esteja comprando, vendendo ou alugando um imóvel.

Com a pandemia causada pela covid-19, o mercado imobiliário, como a maioria das outras áreas, teve que se adaptar a esse cenário. O distanciamento social influenciou muito na preferência das pessoas por imóveis e nas tendências que estão por vir. Veja a seguir 5 tendências para os próximos meses:

 

1. Crescimento das buscas por imóveis maiores

 

Se até 2020 havia muita procura por imóveis do tipo studio, com espaços reduzidos e mais próximos aos grandes centros, agora a busca por espaços maiores voltou a crescer. 

Com a consolidação do home office e a consequente necessidade de um cômodo separado para trabalhar com conforto, a tendência é que essa preferência ganhe cada vez mais força. 

 

2. Prioridade de infraestrutura para o lazer

 

Outra consequência da pandemia ao obrigar as pessoas a passarem mais tempo em casa. Com isso, quem está investindo em imóveis, tem buscado casas e apartamentos que oferecem maiores infraestruturas para o lazer, inclusive a procura por espaços com varandas. 

Imóveis com varanda gourmet, por exemplo, tiveram um aumento de 128% nas buscas em julho de 2020, de acordo com >essa pesquisa da Imovelweb. A preferência deve continuar. 

 

3. Tecnologia a favor da desburocratização de processos de compra, venda e aluguel de imóveis

 

O uso da tecnologia em nosso ramo é uma das principais tendências do mercado imobiliário. Para comprar, vender ou alugar um imóvel anos atrás, era necessário perder horas em cartórios e processos burocráticos.

Hoje, temos plataformas e ferramentas que possibilitam que tudo seja feito de forma totalmente online. Isso inclui, desde a visitação, até a assinatura digital de documentos, algo essencial em tempos de pandemia e que tem tudo para se consolidar.

 

4. Maior procura de compra ou locação em conjunto

 

O cenário atual também influenciou no crescimento da busca de espaços de coworking, por exemplo, que também são uma das principais tendências desse ramo no Brasil.

O objetivo é fazer o uso conjunto de um imóvel para o trabalho e, assim, economizar ao dividir os seus custos de manutenção, aquisição ou locação entre todos os participantes. Com essa economia, outra grande vantagem é poder escolher um local de padrão mais elevado, já que os gastos serão compartilhados.

 

5. Aumento da sustentabilidade nos empreendimentos

 

A sustentabilidade é um tema que já vinha ganhando mais espaço nos últimos anos e deve ser ainda mais valorizada dentro do mercado imobiliário no futuro. Esse conceito aplicado aos novos empreendimentos pode ser executado, tanto na fase de obras, quanto na rotina dos moradores.

As buscas por locais com espaços verdes e o uso de materiais recicláveis serão mais impulsionados, assim como a utilização de lâmpadas de LED e o desenvolvimento de recursos para o reaproveitamento de água de chuva, por exemplo.

 

Dica: Invistano mercado imobiliário

 

Mesmo com o caos estabelecido em virtude da pandemia, o mercado imobiliário tem conseguido avançar sem maiores dificuldades por essa crise. Os investimentos em imóveis seguem em crescimento em 2021, com essa tendência devendo ser mantida nos próximos meses. 

Até mesmo os bancos estão facilitando o crédito dos financiamentos, e isso pode ser uma ótima oportunidade para você adquirir uma propriedade.

 

Se você considera comprar ou vender um imóvel em Gravataí, no Rio Grande do Sul, ou região, e quer ter mais segurança nessa negociação, contate a Imobiliária Pessato. Nossa grande experiência no mercado imobiliário irá orientar você para a melhor escolha!

 


Gostou? Compartilhe com seus amigos:

ATENDIMENTO