2021: Comprar imóvel agora ou esperar?

 

Com o aumento da intenção de adquirir uma nova casa ou apartamento durante a pandemia, muitas pessoas se perguntam: é melhor comprar imóvel agora ou esperar? Afinal, estamos nos encaminhando para o final de 2021, e surge a dúvida se vale a pena aguardar o próximo ano ou já investir logo. 

Mas como saber se esse é o momento certo e não perder dinheiro? Mesmo que não exista uma fórmula certeira que aponte a melhor hora, a notícia boa é que existem alguns “sinais” que podem evidenciar que este é um período oportuno.   

Esses sinais que estamos falando são basicamente a baixa dos juros no mercado imobiliário e a facilidade de financiamento com parcelas mais baixas, descomplicando a compra de um imóvel. Portanto, para entendermos se esse é de fato o melhor momento de investir na sua nova moradia, abaixo separamos algumas informações para você tomar essa atitude com mais segurança.

 

Cenário de 2020: Mercado imobiliário aquecido

 

Antes de analisarmos a realidade atual do mercado e suas tendências, é necessário considerar o contexto do último ano sob essa mesma ótica. Você sabia que em 2020, mesmo com a crise econômica durante a pandemia, o mercado imobiliário surpreendeu? Isso mesmo, as vendas foram maiores do que o esperado!

E existem algumas razões para isso: além de haver uma grande demanda reprimida de pessoas que não compraram imóveis nos últimos anos, a queda da Selic para a mínima histórica influenciou para que o financiamento imobiliário ficasse mais acessível.

Em tempo: a taxa Selic é a referência dos juros no Brasil, servindo de base para investimentos de renda fixa e também operações de crédito como o financiamento de imóveis. De 2016 para cá, o movimento foi de queda dessa taxa básica de juros, por isso ficou mais barato financiar a casa própria.

Outra motivação para sair do aluguel e investir na compra de um imóvel foi a disparada de até 25% no IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), aumentando o valor da locação e levando muita gente a preferir pagar a parcela de um financiamento.

Por último, vale levar em conta uma razão emocional: com o distanciamento social provocado pela covid-19, as pessoas começaram a considerar melhor ter um lar próprio por passar mais tempo em casa. Isso refletiu no crescimento das buscas para adquirir uma casa ou apartamento.



2021: Financiamentos devem continuar em alta

 

Conforme explicamos anteriormente, a queda da Selic contribuiu para que o financiamento imobiliário se tornasse mais atrativo devido às taxas de juros mais baixas e à aprovação de crédito. 

Com isso, especialistas preveem que essa alta no financiamento imobiliário continuará neste segundo semestre de 2021. Mesmo que a Selic registre algum aumento a expectativa é de que a taxa encerre 2021 em 7,25% ao ano , o financiamento deve seguir sendo interessante para quem considera adquirir um imóvel.

 

Leia também: O que é e Como funciona o Financiamento Imobiliário?

 

Mais opções de crédito

 

A baixa na Selic não afetou apenas os juros do financiamento, essa queda também acelerou a transformação digital dos bancos mais antigos, proporcionando novas formas de pagamento. Um bom exemplo disso são as opções de crédito divulgadas pela Caixa Econômica Federal nos últimos anos.

Desde 2019, por exemplo, a instituição anunciou uma nova opção de financiamento imobiliário utilizando o IPCA como indexador, visando juros mais baixos em comparação a outras linhas vigentes. 

 

Além disso, no final de 2020, a Caixa anunciou também uma série de benefícios:

 

  • Taxa de juros mais baixa (6,5%) + TR (Taxa Referencial, hoje zerada) para 6,25% + TR, enquanto a mais alta caiu de 8,5% + TR para 8% + TR.

  • Clientes que já estão em financiamento podem pagar 50% da mensalidade por três meses, ou de 50% a 75% por até seis meses, dependendo do perfil.

  • Novos financiamentos para casa própria têm direito à carência de seis meses para início dos pagamentos.

 

Com o lançamento dessas medidas, a previsão é de que a concorrência se movimente para não ficar para trás. Portanto, a expectativa é de que em breve teremos cada vez mais ofertas de crédito disponíveis no mercado.

 

Concluindo: a hora de comprar um imóvel é agora

 

Somando essa diversidade de possibilidades de créditos à baixa nos juros que mesmo que voltem a crescer não devem dificultar a compra do imóvel em um primeiro momento – a Imobiliária Pessato avalia este período como um ótimo momento para você investir na casa própria. 

Ao analisarmos essas informações sobre o último ano e a atual demanda do mercado, fica evidente que comprar um imóvel agora ou se planejar para fazer isso ainda em 2021 é um grande passo para economizar e ao mesmo tempo garantir a sua nova moradia.

Se você procura por casas, apartamentos ou terrenos em Gravataí/RS ou região, entre em contato conosco para tirar suas dúvidas e agilizar a compra do seu imóvel com segurança e conforto. Iremos atender você com toda a atenção. 

 


Gostou? Compartilhe com seus amigos:

ATENDIMENTO