Tendências de Decoração para 2022: Confira as 7 Principais

 

As primeiras tendências de decoração para 2022 já foram reveladas, movimentando o mercado e invadindo as casas de quem busca adaptar o seu lar com o que há de mais moderno no mundo atual.  

Como já era de se esperar, a pandemia influenciou inclusive nesse setor, mudando o comportamento das pessoasque agora passam muito mais tempo em casa e acabam priorizando o conforto e a praticidade, refletindo na decoração dos ambientes. 

Portanto, as grandes tendências para o próximo ano, além de locais mais aconchegantes e práticos, são ambientes acolhedores, funcionais e mais harmônicos. Essa concepção deve seguir mesmo após o período pandêmico, levando as pessoas a darem mais atenção aos interiores e colocando sua personalidade nesses espaços. 

Quer saber quais os elementos que estarão em alta na estética da decoração de 2022? A Pessato criou uma lista com as principais tendências para o ano que vem, assim você pode ficar por dentro de tudo e iniciar as mudanças no seu ambiente. 

 

7 Tendências de Decoração para 2022

 

Do minimalismo ao retrô, cada componente a seguir cumpre uma função nesse propósito de criar ambientes com mais conforto e harmonia. Acompanhe: 

 

1. Minimalismo 

 

Fonte: Unsplash

 

O minimalismo se mantém nos espaços, com construções sendo projetadas a partir da combinação de linhas retas, curvas e formas geométricas, além de decorações simples e sem excesso de objetos ou cores.

Essa fluidez dá origem a um design elegante e diferenciado com sua simplicidade - quanto mais simples, melhor, mas sem abrir mão do aconchego. 

Os materiais aparecem mais macios ao toque e na paleta de cores predominam os tons neutros. 

 

2. Detalhes em Dourado

 

Fonte: Unsplash

 

Falando em cores, vale comentar também sobre a tendência do dourado. Sucesso na década de 20 e voltando depois nos anos 60 e 70, ele ressurge mais uma vez com tudo para a decoração de 2022.

Essa tonalidade transmite senso de estilo e principalmente elegância– não é à toa que o ouro é a cor do vencedor. Por isso, o dourado representa o sucesso e a realização, sendo também muito associado à prosperidade, ao poder e à sofisticação.

Mas não esqueça do minimalismo: menos é mais! Procure utilizar o dourado em pequenos detalhes no ambiente, como almofadas, vasos e luminárias, por exemplo.

 

3. Comfy

 

Fonte: Unsplash

 

Comfy vem da palavra “comfort” (conforto em inglês), princípio básico desse estilo que combina aconchego e peças descontraídas, promovendo o bem-estar dentro do ambiente.

Ao trazer o contato com o artesanal, o comfy permite misturar texturas e tons de cores neutras, com o intuito de proporcionar maior leveza e sensação de repouso. Podemos dizer, ainda, que esse estilo geralmente está muito associado ao minimalismo, pois aposta na simplicidade para ampliar esse toque de aconchego. 

O comfy pode estar presente através de mantas para sofá, capas de almofada, quadros e até mesmo luminárias de mesas com ar minimalista. Luz natural, janelas amplas e móveis estofados também se encaixam nesse estilo e deixam o ambiente ainda mais confortável.

 

4. Conceito Aberto

 

Fonte: Unsplash

 

Essa técnica já é bem conhecida fora do Brasil e agora está sendo cada vez mais vista por aqui. O conceito aberto nada mais é do que um espaço amplo e sem a divisão de paredes entre sala e cozinha. 

Resumindo, é um ambiente maior e aconchegante, onde mais de um cômodo pode ser misturado e integrado. Portanto, esse conceito acaba sendo funcional principalmente para um melhor uso coletivo.

Além disso, ao unificarmos várias “funções” dentro de casa, temos uma sensação de bem-estar maior, alcançando o tão desejado conforto, que é a principal tendência para os próximos anos. 

 

5. Elementos Naturais 

 

Fonte: Unsplash

 

Esses elementos naturais que remetem à natureza costumam tornar os espaços mais harmônicos, trazendo ao mesmo tempo um toque de sofisticação.

A madeira, por exemplo, é considerada um elemento natural e que dá a sensação de conforto. Você pode apostar em painéis, mesas e bancadas de madeira mais clara, plantas em vasos, escadas, ou seja, itens que proporcionam uma beleza orgânica ao cômodo onde são colocados.

A iluminação natural também tende a ser mais valorizada em 2022, assim como outros materiais naturais, como pedras e revestimentos de palha, por exemplo. A ideia é criar uma decoração mais autêntica, que se destaque justamente por sua quebra de padrões. 

 

6. Têxtil para interiores

 

Fonte: Unsplash

 

Não podemos esquecer de como os artigos têxteis estão conquistando cada vez mais espaço e complementando a decoração. Eles merecem atenção, pois agregam forma, textura e personalidade aos ambientes.

Uma das maiores vantagens de apostar em elementos como esse é poder adequar os interiores a estações e ocasiões diferentes, através de mudanças pontuais. No inverno, por exemplo, o ideal é apostar em cores quentes e têxteis confortáveis que favoreçam um ambiente acolhedor. Já no verão é totalmente o contrário: tonalidades vibrantes e frescas entram no cenário, amenizando os dias de calor da estação.

 

Por serem peças versáteis, o importante é entender como os têxteis incorporam as tendências da temporada e como adaptá-los de forma coerente à decoração. 

 

7. Decoração Retrô 

 

Fonte: Unsplash

 

Pode parecer clichê dizer que o que vai sempre volta, mas isso é verdade, especialmente no universo do design de interiores. Também conhecida como decoração “vintage”, o conceito deve seguir nesse próximo ano e permite trazer ainda mais personalidade aos ambientes.

Exemplos disso são os móveis retrô dos anos 50 e 60 e peças com pés de madeira, itens atemporais e que ainda parecem contemporâneos. Discos de vinil, abajures plissados, babados e florais ganharam forças em 2021 e a expectativa é de que permaneçam em alta no ano que vem. 

Objetos que remetem histórias e memórias afetivas estão inseridos na decoração e também devem crescer em popularidade, customizando os espaços.

Enfim, o que achou dessas tendências de decoração para 2022? Gostou? Como falamos na abertura deste artigo, conforto e harmonia são as palavras-chave para o próximo ano e esperamos ter te ajudado com nossas ideias e explicações. Conte sempre com a gente!






Gostou? Compartilhe com seus amigos:

ATENDIMENTO