Imóvel novo ou usado: Qual comprar, vantagens e desvantagens

 

Uma das principais dúvidas de quem busca adquirir uma casa ou apartamento e que irá nortear sua pesquisa é essa: é melhor comprar um imóvel novo ou usado? Como você pode imaginar, ambas as situações têm vantagens e desvantagens e, por isso, não há uma resposta certa.

 

Tudo irá depender do que você considera mais importante para a sua nova moradia e do seu contexto financeiro. Dessa forma, a partir do momento que você conhece os prós e contras de cada possibilidade, poderá definir o que vale mais a pena no seu caso.

 

Para te ajudar nessa tomada de decisão, a Imobiliária Pessato explica quais são esses benefícios de comprar um imóvel novo e usado, assim como pontua também as desvantagens de ambas as opções. Acompanhe a seguir. 

 

Comprar imóvel novo ou usado: Vantagens e Desvantagens

 

Vamos começar falando sobre os imóveis novos? Preste atenção em cada um dos pontos que separamos abaixo para avaliar se essa é a melhor alternativa para você.

 

Vantagens de comprar imóvel novo

 

  • Não precisa de reforma: imóvel novo significa acabamento e instalações totalmente novas, incluindo pintura, revestimentos e cerâmicas. Isso poupa tempo e dinheiro por não necessitar de revisão e reparos.

     

  • Personalização: se você comprar um imóvel na planta, tem a chance de personalizá-lo conforme sua preferência. Algumas construtoras oferecem plantas flexíveis e programas de personalização de acabamentos. Assim, você pode inclusive escolher itens específicos para montar a base da decoração do imóvel novo.

     

  • Mais áreas de lazer e qualidade de vida: os lançamentos mais recentes geralmente contam com uma área de lazer completa, desde piscinas e academia, até salão de jogos e de festas, por exemplo. Essa infraestrutura que favorece o entretenimento proporciona uma maior qualidade de vida.

     

  • Segurança: com o avanço da violência nos grandes centros urbanos, os condomínios novos geralmente contam com sistemas de segurança, incluindo câmeras de monitoramento, controle de acesso, garagens com portões eletrônicos, entre outros recursos para garantir a proteção dos moradores.

     

  • Maior valorização: o investimento em um imóvel novo só tende a ser valorizado. Na verdade, é bem maior do que o da compra, garantindo a você um valor muito mais expressivo de revenda no futuro, se comparado a um imóvel usado. 

 

Desvantagens de comprar imóvel novo

 

  • Tamanho reduzido: apesar da possibilidade de personalização, as plantas de imóveis novos costumam ser menores do que a dos imóvel usados. Nos últimos anos houve uma redução na construção de apartamentos de três dormitórios, por exemplo, além da diminuição das dimensões dos cômodos.

 

  • Atraso no prazo de entrega: infelizmente é comum o prazo de entrega de imóveis novos não ser cumprido, então esse acaba se tornando um ponto negativo se você tem pressa. Mas fique atento: até seis meses de atraso é permitido por lei. Do contrário, é possível entrar com processo se esse prazo não for obedecido.

 

Agora é hora de analisar os prós e contras de comprar um imóveil usado. Tome nota das considerações a seguir para ter a certeza de fazer a melhor escolha:

 

Vantagens de comprar imóvel usado

 

  • Preço mais barato: além de serem geralmente mais baratos, conforme comentamos acima, os imóveis usados acabam sendo mais fáceis de negociar, tornando seu preço mais acessível. Isso acontece na maioria das vezes porque o proprietário tem pressa em vendê-lo, diminuindo seu valor.

 

  • Tamanho maior: o que é um ponto negativo no imóvel novo, acaba sendo positivo no imóvel usado, que tende a ser mais amplo e espaçoso. Diferente dos ambientes atuais, as cozinhas dos imóveis mais antigos, por exemplo, costumam ser grandes e quadradas; assim como os quartos, que em geral também são bem maiores e, por isso, se tornam uma opção mais viável para famílias grandes.

 

  • Pé-direito mais alto: essa vantagem costuma ser vista em imóveis com mais de 30 anos, onde a distância entre o chão e o teto era bem maior, dando assim uma sensação de amplitude.O pé-direito de um apartamento mais antigo costumava chegar a ter 3 metros, enquanto os atuais têm em média 2,20 metros. Uma boa diferença que pode influenciar no conforto, né?



Desvantagens de comprar imóvel usado

 

  • Más condições: por outro lado, quanto mais antigo for o imóvel, maior será a necessidade de manutenção, impactando no seu bolso. Nessa hora é importante observar o estado de conservação do imóvel usado, verificando desde a hidráulica e a elétrica, até a pintura do local. Calcule quanto custam os consertos necessários e avalie se vale a pena.

 

  • Condomínios com poucos atrativos: porfazerem parte de condomínios mais antigos,casas e apartamentos construídos há mais tempo não costumam contar com áreas de lazer, segurança, e os atrativos que citamos nas vantagens dos imóveis novos. Há empreendimentos que não oferecem nem mesmo churrasqueiras e portaria aos moradores, o que pode pesar bastante para a sua escolha, dependendo das suas preferências. 

 

  • Documentação e financiamento: quando a compra é de um imóvel usado, a tarefa de organizar sua documentação tende a ser mais complicada, pois exige um cuidado redobrado ao verificar se todos os papéis estão em ordem. Veja se a escritura tem o devido registro no Cartório de Imóveis e se não há qualquer ônus, como penhora ou hipoteca. Caso contrário, isso pode prejudicar seu financiamento, conforme veremos a seguir.

 

Financiamento e condições de pagamento de imóveis novos e usados

 

Grande parte das pessoas recorre ao financiamento para comprar um imóvel. Mas será que existe diferença entre o financiamento de imóvel novo e usado? 

Vamos entender melhor essa questão: aqui nesse artigo onde explicamos como funciona um financiamento imobiliário. Vimos que são avaliadas basicamente três coisas nesse processo: o comprador, o vendedor e o imóvel.

Levando isso em consideração, tenha em mente que no momento que a instituição bancária analisa esse terceiro ponto o próprio imóvel –, além de ter toda a documentação em ordem, o apartamento ou casa precisa estar em condições físicas de ser financiado. 

É aí que entra a diferença entre o financiamento de um imóvel novo e um usado. Os novos geralmente são mais fáceis de serem aprovados para a linha de crédito imobiliário, pois basta estar tudo em dia com o projeto para ele ser compatível com o tempo do financiamento. 

Já os imóveis usados, por outro lado, sofrem mais restrições na aprovação por serem mais suscetíveis a apresentarem prejuízos e desgastes estruturais, além de alguns ainda terem problemas com a documentação. 

As condições de pagamento para as construções novas também tendem a ser melhores: muitas vezes elas podem ter até 90% do seu valor financiado, enquanto as antigas costumam chegar ao máximo de 70%.

 

Qual o melhor: Comprar imóvel novo ou usado?

 

Agora que você conhece os prós e contras de cada caso, você pode analisar quais pontos são mais importantes para você e o que se ajusta melhor à sua situação. Investir em um imóvel mais caro, mas ter mais facilidade de ter seu financiamento aprovado e desfrutar de todos os seus benefícios, ou pagar menos por um apartamento usado e viver tranquilamente assim?

Você é quem irá definir. Mas, uma coisa é certa: se você está procurando um imóvel – seja novo ou usado – para comprar em Gravataí/RS ou região, entre em contato com a Imobiliária Pessato. 

 

Contamos com uma grande variedade de imóveis e podemos te ajudar a pesquisar preços e encontrar o melhor lar para você. São mais de 2 mil opções de imóveis à venda! Ficamos à disposição para te atender com excelência e profissionalismo.  




Gostou? Compartilhe com seus amigos:

ATENDIMENTO