Como comprar um imóvel: Os 5 passos para fazer um bom negócio

 

 

Realizar o sonho da casa própria é a meta de grande parte dos brasileiros. Mas você já parou para pensar em como efetivamente comprar um imóvel? Afinal, esse provavelmente será um dos maiores investimentos que você fará na vida, e por isso é necessário muito cuidado para tomar a decisão certa e com segurança. 

Observar cada detalhe e estar atento sobre como funciona esse processo de compra, com certeza, evita dores de cabeça durante e após a realização do negócio.

Pensando em orientar você por onde começar e quais são os pontos mais importantes para estar atento durante a busca e negociação do seu futuro imóvel, a Imobiliária Pessato reúne abaixo as principais informações para que a sua compra seja realizada com sucesso. Tome nota de cada passo e tenha mais confiança ao fechar o negócio!

 

5 passos de como comprar um imóvel

 

Do planejamento à assinatura do contrato, cada etapa do processo de compra deve ser cumprida com muita atenção. Por isso, vamos começar do primeiro, até o último passo em direção à conquista desse sonho: 

 

1. Avalie suas finanças e faça um planejamento detalhado

 

O ponto de partida para considerar a compra de um imóvel é organizar-se financeiramente. Afinal, você precisa antes de tudo garantir que tem condições de arcar com os custos desse investimento. 

Analise a quantia em dinheiro que você possui e confirme se isso é suficiente para comprá-lo à vista ou então para dar de entrada e solicitar um financiamento. Caso opte por essa última opção, é indispensável verificar as possibilidades de parcelamento e assegurar que as parcelas cabem no seu orçamento mensal. 

Esse planejamento é de extrema importância para garantir a segurança da compra. Por isso, tenha sempre em mente: respeite os seus limites financeiros e esteja preparado para assumir esse compromisso. 

 

Veja o Passo a Passo de Como conseguir aprovação de Financiamento Imobiliário

 

2. Entenda as suas necessidades para iniciar a busca pelo imóvel ideal

 

O segundo passo para comprar um imóvel com sucesso é avaliar quais são as suas reais necessidades com essa aquisição. Você irá morar sozinho, com seu cônjuge, em família? Como é o seu estilo de vida? Procura mais espaço ou busca um lugar compacto?

Para ter a certeza de que você irá fazer a escolha certa, considere se o imóvel a ser selecionado irá corresponder aos seus objetivos diários. Muitas pessoas passaram a ficar mais tempo em casa devido à pandemia, e com isso a tendência é precisar de mais espaço, principalmente para trabalhar. 

Portanto, pense no espaço e condições adequadas para que você se sinta confortável em sua futura moradia. Com maior objetividade na sua busca, isso garante não apenas mais satisfação com a negociação, mas também tranquilidade econômica durante os próximos anos.

 

3. Conte com uma imobiliária de confiança

 

Ter o apoio de profissionais do mercado imobiliário faz toda a diferença na compra do imóvel. Como já falamos anteriormente, é preciso estar atento a uma série de detalhes para fazer esse investimento com segurança e tranquilidade. Ao mesmo tempo, é natural que algumas coisas passem despercebidas para os compradores mais inexperientes.

Diante dessa realidade, o mais indicado é contar com ajuda de uma imobiliária de confiança, que disponibilizará o conhecimento de sua equipe para garantir a você a melhor aquisição possível. Além de apresentar os imóveis que mais se encaixam na sua busca, a imobiliária costuma dar todo o suporte para esclarecer suas dúvidas e assim você ter sucesso nessa transação.

Se você está procurando por imóveis por Gravataí/RS e região, por exemplo, a Imobiliária Pessato é, com toda a certeza, a melhor opção. Há mais de 60 anos realizamos sonhos ao participarmos da conquista da casa própria. Nossos profissionais estão sempre prontos para atender você.

 

4. Pesquise imóveis, faça uma seleção e agende as visitas

 

Ao ter suas prioridades de buscas bem definidas e contar com a ajuda de uma imobiliária, a próxima etapa é iniciar as pesquisas, fazendo uma seleção dos imóveis que melhor atendem seus interesses. 

Seguindo essa ideia, você pode marcar para visitar os locais, afinal, é fundamental conferir de perto os apartamentos e/ou casas, antes de bater o martelo. Essa experiência de conhecer a estrutura e vivenciar o espaço é que irá delimitando, até você chegar à sua escolha final.

 

Confira o Checklist: O Que Verificar Antes de Comprar um Imóvel Novo

 

Caso você não consiga fazer essas visitas presencialmente, hoje em dia uma solução são as visitas virtuais, feitas geralmente através de videochamadas. Esse formato cresceu muito durante a pandemia e a necessidade de isolamento social, e assim é possível mostrar os detalhes dos imóveis às pessoas interessadas, mesmo à distância.

 

5. Defina sua escolha e prepare a documentação

 

O último passo no processo da compra de um imóvel é definir qual das opções visitadas combina mais com o que você busca. Com a decisão tomada, é preciso reunir toda a documentação necessária tanto do comprador, quanto do vendedor e do próprio imóvel – para a realização do contrato e o fechamento do negócio. 

 

Clique aqui para ter acesso aos documentos solicitados e saber seus custos

 

Tudo deverá ser autenticado em cartório para finalmente você fazer o pagamento pelo bem adquirido ou prosseguir com o financiamento, conforme comentamos no início do texto. 

Vale lembrar que o registro da escritura é o que valida você como proprietário oficial do imóvel. Por isso, é muito importante se organizar para pagar por esse documento e assim se sentir mais seguro com a negociação.  

 

Veja também: Contrato, Escritura e Matrícula do Imóvel - Qual a Diferença?

 

Entendeu melhor agora como comprar um imóvel e como funciona cada etapa? Se você ainda tem alguma dúvida, lembre-se que pode entrar em contato com a Imobiliária Pessato para que nossa equipe responda suas questões. 

 

Desejamos que você tenha uma ótima experiência na busca pela sua nova moradia e estamos sempre aqui para ajudar você.




Gostou? Compartilhe com seus amigos:

ATENDIMENTO