Contratar Seguro: Gasto ou Investimento?

 

Ainda que você tenha uma vida estabilizada ou o mais perto disso, as incertezas sobre o dia de amanhã estão presentes no cotidiano de todo mundo, e é isso que leva muita gente a contratar seguro.

Através desse recurso você tem direito a um suporte financeiro nessas situações que ninguém espera como acidentes, desastres naturais e falecimento , mas que, infelizmente, estamos todos sujeitos.

Porém, mesmo com essa grande vantagem de proteção garantida pela seguradora, muitas pessoas têm certas dúvidas ao contratar seguro e acabam desistindo por não saberem ao certo como isso funciona. 

Essa falta de conhecimento, junto ao medo de desperdiçar dinheiro, faz com que muita gente perca a oportunidade de ter acesso a todas as coberturas concedidas na contratação do seguro. Por isso, nós já aproveitamos para responder a pergunta do título: contratar esse serviço é, sim, um investimento. 

Para que você entenda melhor como esse benefício é essencial na vida de todos que priorizam a segurança em todos os sentidos, a Pessato Seguros explica como funcionam os seguros, quais os tipos mais comuns do mercado, por que vale a pena e como contratar. Veja a seguir.

 

Seguros: Como funcionam?

 

O funcionamento do seguro é mais simples do que parece. Resumindo: você acerta um plano com a seguradora e paga mensalmente pelos serviços selecionados. 

Dessa forma, se você precisar acionar algum sinistro (como são nomeados os eventos inesperados), a empresa assume as despesas pelo reparo/conserto ou garante uma indenização. 

Se você bater o carro, por exemplo, o seguro do automóvel irá cobrir os danos. Já se houver um acidente doméstico, o seguro residencial dá conta dos reparos em sua casa.  

Portanto, nossa dica é que você leia a apólice antes de assinar o contrato e fique ligado nos detalhes sobre a cobertura negociadaHoje em dia é possível escolher desde os planos mais simples, até os mais completos, e isso irá depender das suas necessidades especiais e do quanto pode investir nesse recurso. 

 

Tipos de Seguros: Do Automóvel ao Condomínio

 

Existe uma grande variedade de tipos de seguro no mercado, cada um com uma finalidade diferente. Se você tem um bem que considera muito precioso, pode ter certeza que existe um seguro para protegê-lo. Vamos conhecer os mais populares:

 

Seguro de Automóvel

Esse seguro protege não apenas contra acidentes, como exemplificamos acima, mas contra roubo, furto ou danos materiais diversos. E se você atropelar e lesionar alguém, a seguradora custeia inclusive a internação, assim como todo o tratamento da vítima. Não é à toa que é um dos tipos de seguro mais procurados no mercado.

 

Seguro de Vida

Existe para garantir uma compensação financeira em casos de morte ou invalidez permanente do segurado. Dessa forma, os beneficiários da pessoa (cônjuge e/ou filhos, por exemplo) recebem o dinheiro do seguro. Geralmente é possível incluir também outros serviços adicionais na apólice, como o auxílio funeral, que banca as despesas de velório e enterro.

 

Seguro Residencial

O seguro residencial serve para oferecer proteção ao seu lar e todos os bens que você conquistou para a sua residência. Isso significa que cada item que estiver dentro da sua casa é protegido pela cobertura. Assim, em caso de acidentes e imprevistos, você recupera seu dinheiro e recebe a assistência, de acordo com o que foi contratado.

 

Seguro de Condomínio

Obrigatório para os condomínios, esse tipo de seguro existe para prevenir possíveis acidentes nas edificações e também evitar grandes gastos financeiros, caso alguma fatalidade possa vir a acontecer. Desse modo, ele garante o ressarcimento por esses prejuízos e retira a responsabilidade do próprio condomínio, do síndico e de terceiros.

 

Clique aqui para ler todos os detalhes sobre o Seguro de Condomínio

 

Seguro Aluguel

Uma das opções mais indicadas para quem pretende alugar um imóvel sem fiador e sem precisar de caução. Também conhecido como “Seguro Fiança”, através dele o inquilino paga um valor X para que a empresa seguradora garanta o seu aluguel perante o locador. Esse seguro cobre, inclusive, os possíveis danos ao imóvel alugado e poupa a preocupação com atrasos no pagamento.

 

Por que vale a pena contratar seguro?

 

Como falamos anteriormente, existe um pensamento comum de que os seguros são destinados a pessoas ricas. No entanto, faz mais sentido considerar o contrário. Afinal, quem tem dinheiro de sobra não sofre tanto com os imprevistos que podem acontecer ao longo da vida – levando em conta que essa pessoa tem condições financeiras para custear o que for necessário. 

 

Por outro lado, para quem vive com um orçamento mais baixo: já parou para pensar se a sua reserva de emergência seria suficiente para segurar um tratamento médico de última hora, por exemplo? 

 

Lembre-se: ninguém tem certeza sobre o dia de amanhã e todo mundo está sujeito a passar por qualquer tipo de situação inesperada. Por isso, é preciso estar preparado e garantir sua segurança. 

Resumindo, contratar seguro é um investimento que vale a pena, pois protege você desses gastos inesperados. E isso pode ser mais barato do que você imagina (a seguir te mostramos como orçar e contratar). 

Vale destacar, ainda, que, de acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), em 2020 houve um aumento de 11,4% na contratação de seguro de vida em todo o país, em comparação ao ano anterior, e esse número pode ser muito maior, dependendo da corretora e da característica do seguro.

Um dos motivos para esse crescimento foi a pandemia de Covid-19, que fez muitas pessoas procurarem uma forma de assegurar assistência para doenças graves, internação, incapacidade temporária ou eventuais cirurgias.

 

Como contratar seguro

 

Agora que você conhece melhor como funcionam os seguros, quais os tipos e por que esse investimento vale a pena, imaginamos que você queira ainda mais informações sobre como contratar e que tipo de plano se encaixaria melhor no seu estilo de vida. 

A boa notícia é que você pode contar com a Pessato Seguros para tirar todas as suas dúvidas e simular a contratação. Oferecemos esse serviço com confiança e experiência, incluindo Seguro de Vida, Residencial, Automóvel, Aluguel, Seguro de Condomínio, entre outros, conforme a sua necessidade. 

 

Clique aqui para acessar a Pessato Seguros, faça uma cotação e seja atendido por nossa equipe de profissionais. Contratar seguro nunca foi tão fácil e acessível!

 


Gostou? Compartilhe com seus amigos:

ATENDIMENTO