Apartamento de 1, 2 ou 3 quartos: Qual escolher?

 

Escolher o imóvel ideal para morar envolve uma série de fatores que você precisa observar, independente de você estar alugando ou comprando. Entre esses pontos, está o número de dormitórios do imóvel.

Afinal, existe uma grande diferença entre apartamentos de 1, 2 e 3 quartos, e o melhor para você será aquele que irá atender às suas necessidades, com maior conforto e praticidade. 

Portanto, se você está em dúvida sobre a quantidade de dormitórios ideal para você e seu cônjuge ou família, acompanhe a seguir quais são essas diferenças, bem como suas vantagens e desvantagens. Assim, é possível fazer uma melhor avaliação antes de tomar a decisão de escolher seu apartamento. 

 

Apartamento de 1 quarto

 

Esse é o tipo de apartamento indicado principalmente para pessoas que moram sozinhas e não pretendem se casar, ou então para casais que não consideram ter filhos.

Mas, atenção: é preciso levar em conta que um apartamento de 1 quarto é bem diferente de uma casa com apenas 1 dormitório. Diferentemente da casa, onde há mais espaço e, assim, maior possibilidade de improviso, o tamanho do apartamento tende a ser menor, limitando essa ideia. 

Por outro lado, apesar dessa redução de espaço, a grande vantagem dos apartamentos de 1 quarto é seu preço, mais acessível do que os outros imóveis com maior número de cômodos. Isso se deve ao fato de o tamanho do apartamento ser um dos fatores decisivos em sua precificação, junto à localização e padrão do mesmo. 

Desse modo, a fórmula utilizada para reduzir o preço de um imóvel é diminuindo suas dimensões (metro quadrado), promovendo, assim, o apartamento de um único dormitório – e é por isso também que há uma demanda de oferta tão grande de imóveis desse tipo.

 

Apartamento de 2 quartos

 

Essa alternativa é uma das mais procuradas no mercado, geralmente por casais que pretendem ter no máximo um filho ou pessoas solteiras que buscam por mais espaço. Por ter um tamanho intermediário e assim seu preço não ser tão elevado, essa vantagem acaba agradando diferentes perfis de público.

Além disso, outros benefícios são a praticidade e, ao mesmo tempo, a comodidade oferecidas por esse estilo de apartamento. Para as pessoas que têm uma rotina cheia de tarefas – principalmente para quem trabalha em home office –, ter um cômodo a mais que não seja seu próprio quarto faz toda a diferença na sua organização e bem-estar. Sem contar que sua limpeza também é facilitada, por não ser um espaço tão grande.

Essa também pode ser uma boa alternativa para quem não passa muito tempo em casa, justamente por exigir menos manutenção e facilitar as tarefas domésticas. Se for preciso contratar uma ajuda profissional para a limpeza, mais uma vantagem é a redução com os custos desse serviço, já que as diaristas acabam cobrando menos do que em um apartamento de 3 quartos, por exemplo, por executar a tarefa em um tempo menor.

 

Apartamento de 3 quartos

 

Falando em 3 quartos, esse é o apartamento ideal para as famílias maiores, geralmente com 2 filhos, podendo distribuir seus dormitórios de maneira confortável para todos e sem ter que dividir o mesmo espaço. Contudo, se você estiver pensando em escolher essa modalidade, não esqueça de avaliar o tamanho dos cômodos. Em alguns casos, para que a planta do imóvel apresente 3 quartos, o espaço deles acaba sendo bastante reduzido. Portanto, verifique se esse cômodo extra vale o investimento.

Esse tipo de apartamento também atende bem quem precisa trabalhar de casa e necessita de um espaço separado para exercer suas atividades com conforto, tendo assim a possibilidade de montar seu próprio escritório. Outra sugestão ainda para casais que têm até um filho é usar esse terceiro cômodo para diversas finalidades como montar um quarto de visitas ou então criar uma sala de estar, por exemplo.

Como tudo tem um custo, a desvantagem em relação às opções anteriores é seu preço, que acaba sendo mais caro por geralmente demandar um espaço maior, conforme explicamos anteriormente. Sem contar que os apartamentos de médio e alto padrão seguem basicamente ou minimamente esse conceito de 3 dormitórios, justificando seu valor no mercado.

 

Diferença entre apartamentos de 1, 2 e 3 quartos

 

Portanto, analisando as propostas de cada tipo de imóvel, fica claro que as suas principais diferenças são o tamanho e sua utilização, que acaba incidindo em seu preço.

Dessa forma, ao escolher entre um apartamento de 1, 2 e 3 quartos, é muito importante avaliar seu custo X necessidade, verificando suas condições financeiras ao negociar o imóvel que será sua futura moradia e podendo, assim, dar conta de pagá-lo em dia. 

 

Afinal, qual apartamento vale mais a pena?

 

Agora que entendemos melhor sobre a finalidade de cada apartamento e suas diferenças, você deve ter notado que não existe uma resposta certa para isso. Ou seja: tudo irá depender da sua necessidade e seus planos para o futuro. 

Se você pretende morar sozinho por muitos anos, um apartamento de 1 dormitório pode atender bem seu estilo de vida. Ou então pode escolher um imóvel com 2 quartos também para usar esse segundo cômodo como home office.

Já se você mora de casal e pensa em ter apenas um filho, é preciso considerar no mínimo um apartamento com 2 dormitórios, conforme indicamos acima – ou quem sabe um com 3 quartos? Quem melhor saberá responder isso agora será você, baseado nessas informações que trouxemos.

A Imobiliária Pessato pode te ajudar indicando os melhores imóveis para você: se estiver buscando por apartamentos de 1, 2 ou 3 quartos em Gravataí/RS ou região, aproveite e entre em contato com a gente para facilitar essa busca.

 

Atuamos há mais de 60 anos no mercado imobiliário e nossa equipe está à disposição para te atender e agilizar a realização do seu sonho




Gostou? Compartilhe com seus amigos:

ATENDIMENTO