Para quem é proprietário de veículo, fazer o seguro auto é fundamental para evitar problemas com roubos e acidentes. Dessa forma, no momento em que você contrata esse serviço em uma seguradora, garante o ressarcimento pelos possíveis prejuízos que o seu carro pode sofrer, conforme previsto na apólice.
No entanto, mesmo com a facilidade hoje em dia em adquirir um seguro, muitas pessoas têm dúvidas sobre como fazer isso, principalmente em relação a quais são as proteções oferecidas ao segurado.
Para que você saiba direitinho o que observar e como fazer a contratação do seu seguro auto, a Pessato responde a seguir as principais perguntas sobre esse assunto. Confira a seguir:
Todo seguro garante a chamada "cobertura de casco", ou seja, aquelas relacionadas diretamente ao veículo por inteiro e tudo que afeta o seu funcionamento. Por exemplo:
Roubo ou furto parcial ou total do veículo
Colisão, abalroamento, capotagem ou derrapagem
Acidente com o veículo durante transporte
Incêndio ou explosão
Danos causados por alagamento, enchente ou inundações
Ressaca, vendaval, raios, granizo, furacão e terremoto
Queda de qualquer objeto externo sobre o veículo
Danos causados por terceiros, desde que em ato isolado, esporádico e involuntário
Além disso, hoje é possível personalizar o seu plano e inserir outras coberturas de sua preferência, conforme as opções oferecidas pela seguradora.
O preço do seguro de carro costuma ser baseado no valor do automóvel a ser segurado, levando em conta também os riscos aos quais o automóvel está sujeito.
É por esse motivo que as seguradoras solicitam que o contratante responda a questionários extensos, nos quais suas informações e as do automóvel são analisadas para fechar esse valor.
Portanto, não existe um valor exato para cada modelo, nem mesmo uma tabela de preços. Diversos fatores influenciam nessa precificação, como o valor do veículo, ano de fabricação, custos com manutenção, índice de roubo, índice de sinistralidade, entre outros exemplos.
Se você fizer uma cotação, irá ver inclusive que o valor varia de uma seguradora para outra.
As formas de pagamento variam conforme a seguradora. Geralmente, o seguro pode ser pago à vista, por boleto bancário, cartão de crédito ou débito em conta.
É possível também parcelar o valor em até 12 vezes, podendo incluir a cobrança de juros no respectivo período.
A seguradora deve ser contatada o quanto antes em caso de sinistro, seja por conta de um acidente, colisão ou roubo. Ao solicitar o atendimento, é preciso se identificar por meio de algum documento pessoal, informando também o número da apólice registrada no cartão do segurado.
Em caso de batida ou acidente, é indicado também realizar um boletim de ocorrência, que será exigido posteriormente para cobrir os danos.
Não existe um número limite de vezes para acionar a cobertura de perda parcial, como consertos ou qualquer necessidade de reparo.
Já nos casos de perda total, seja ela ocasionada por uma colisão, roubo ou furto, sem a recuperação do veículo, o limite de acionamento do seguro auto é de apenas uma vez por ano, com a seguradora pagando a indenização, conforme acordado na apólice.
A franquia é o valor que o contratante deve desembolsar nesse momento em que é preciso acionar a seguradora. Portanto, esse valor é cobrado apenas em caso de conserto do veículo do próprio contratante, e se o dano for parcial.
Lembrando que o preço da franquia varia de acordo com cada caso, já que diversas informações são consideradas – inclusive, o perfil do condutor –, como explicamos anteriormente; assim como não há cobrança em casos de perda total, com a seguradora assumindo os gastos – desde que o valor não seja superior ao acordado em contrato.
Agora que você tirou suas dúvidas e entende melhor sobre a importância de ter um seguro para o seu automóvel, imaginamos que esteja buscando uma corretora de seguros de confiança para te ajudar.
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