Seguro Auto: O que cobre, Valores e Como acionar

 

Para quem é proprietário de veículo, fazer o seguro auto é fundamental para evitar problemas com roubos e acidentes. Dessa forma, no momento em que você contrata esse serviço em uma seguradora, garante o ressarcimento pelos possíveis prejuízos que o seu carro pode sofrer, conforme previsto na apólice.

No entanto, mesmo com a facilidade hoje em dia em adquirir um seguro, muitas pessoas têm dúvidas sobre como fazer isso, principalmente em relação a quais são as proteções oferecidas ao segurado.

Para que você saiba direitinho o que observar e como fazer a contratação do seu seguro auto, a Pessato responde a seguir as principais perguntas sobre esse assunto. Confira a seguir:

 

O que o seguro auto cobre? 

 

Todo seguro garante a chamada "cobertura de casco", ou seja, aquelas relacionadas diretamente ao veículo por inteiro e tudo que afeta o seu funcionamento. Por exemplo:

 

  • Roubo ou furto parcial ou total do veículo 

  • Colisão, abalroamento, capotagem ou derrapagem

  • Acidente com o veículo durante transporte

  • Incêndio ou explosão

  • Danos causados por alagamento, enchente ou inundações

  • Ressaca, vendaval, raios, granizo, furacão e terremoto

  • Queda de qualquer objeto externo sobre o veículo 

  • Danos causados por terceiros, desde que em ato isolado, esporádico e involuntário

 

Além disso, hoje é possível personalizar o seu plano e inserir outras coberturas de sua preferência, conforme as opções oferecidas pela seguradora.

 

Como é calculado o valor de um seguro auto? 

 

O preço do seguro de carro costuma ser baseado no valor do automóvel a ser segurado, levando em conta também os riscos aos quais o automóvel está sujeito. 

É por esse motivo que as seguradoras solicitam que o contratante responda a questionários extensos, nos quais suas informações e as do automóvel são analisadas para fechar esse valor. 

 

Quanto custa o seguro auto? 

 

Portanto, não existe um valor exato para cada modelo, nem mesmo uma tabela de preços. Diversos fatores influenciam nessa precificação, como o valor do veículo, ano de fabricação, custos com manutenção, índice de roubo, índice de sinistralidade, entre outros exemplos.  

Se você fizer uma cotação, irá ver inclusive que o valor varia de uma seguradora para outra.

 

Seguro de carro precisa ser pago todo mês? 

 

As formas de pagamento variam conforme a seguradora. Geralmente, o seguro pode ser pago à vista, por boleto bancário, cartão de crédito ou débito em conta. 

É possível também parcelar o valor em até 12 vezes, podendo incluir a cobrança de juros no respectivo período.

 

Como funciona o acionamento do seguro auto? 

 

A seguradora deve ser contatada o quanto antes em caso de sinistro, seja por conta de um acidente, colisão ou roubo. Ao solicitar o atendimento, é preciso se identificar por meio de algum documento pessoal, informando também o número da apólice registrada no cartão do segurado. 

Em caso de batida ou acidente, é indicado também realizar um boletim de ocorrência, que será exigido posteriormente para cobrir os danos.

 

Quantas vezes o seguro de carro pode ser acionado? 

 

Não existe um número limite de vezes para acionar a cobertura de perda parcial, como consertos ou qualquer necessidade de reparo.

Já nos casos de perda total, seja ela ocasionada por uma colisão, roubo ou furto, sem a recuperação do veículo, o limite de acionamento do seguro auto é de apenas uma vez por ano, com a seguradora pagando a indenização, conforme acordado na apólice. 

 

Como funciona a franquia do seguro auto? 

 

A franquia é o valor que o contratante deve desembolsar nesse momento em que é preciso acionar a seguradora. Portanto, esse valor é cobrado apenas em caso de conserto do veículo do próprio contratante, e se o dano for parcial. 

Lembrando que o preço da franquia varia de acordo com cada caso, já que diversas informações são consideradas – inclusive, o perfil do condutor –, como explicamos anteriormente;  assim como não há cobrança em casos de perda total, com a seguradora assumindo os gastos – desde que o valor não seja superior ao acordado em contrato. 

 

Como contratar seguro de carro? 

 

Agora que você tirou suas dúvidas e entende melhor sobre a importância de ter um seguro para o seu automóvel, imaginamos que esteja buscando uma corretora de seguros de confiança para te ajudar.

Para facilitar a sua busca e ser orientado por especialistas no assunto, conte com a Pessato Seguros.

 

Clique aqui para acessar nossa página sobre Seguro Automóvel e faça uma cotação gratuita

 

Nossa equipe está pronta para te atender e responder outras dúvidas sobre a contratação desse e de outros tipos de seguro. Assim, você pode ter a certeza de ter feito o melhor investimento para o seu carro. Aguardamos seu contato!

 

 


Gostou? Compartilhe com seus amigos:

ATENDIMENTO