Aluguel na Pessato: documentos e garantias

Para darmos início ao processo de locação, você, nosso cliente, precisa enviar alguns documentos para que seu cadastro seja avaliado.
Geralmente, estes são os documentos solicitados:

Pessoa Física

Ficha cadastral totalmente preenchida e assinada;
Cópia RG e CPF;
Comprovante de residência;
Comprovante de renda (03 últimos contracheques e/ou extratos bancários);
Autônomo: Última declaração do imposto de renda e/ou 03 últimos meses de extratos bancários e/ou Pró-labore ou Decore.

Pessoa Jurídica

Ficha cadastral totalmente preenchida e assinada;
Contrato Social e alterações (se houver);
Cartão CNPJ;
Cópia do RG e CPF dos sócios;
Faturamento da empresa;
Extratos Bancário 03 últimos meses;
Última declaração de IR / Balancete.

Tipos de Garantia


Fiador
Nesta modalidade de garantia, um terceiro firma o contrato de locação junto com o inquilino, na condição de fiador, ficando responsável solidariamente pelo cumprimento do contrato.

Sendo assim, é necessário que o fiador seja proprietário de pelo menos um imóvel.

Os documentos solicitados geralmente são os mesmos do locatário, além da certidão de registro dos imóveis que possui.

Seguro-Fiança
O seguro-fiança é uma das modalidades mais comuns para quem não tem fiador e funciona assim: o locatário adquire uma apólice junto a uma seguradora para garantir o pagamento da locação.

Esse seguro, então, cobre o aluguel, caso ocorra inadimplência, multas ou danos ao imóvel, por exemplo, garantindo a segurança do locador.

Título de Capitalização
Nesta modalidade, o locatário precisa ter renda equivalente a 3 vezes o valor do aluguel pretendido, sendo possível somar renda com outras pessoas.

O valor do título de capitalização é de 8 vezes o valor do aluguel. Este valor é entregue no ato da assinatura do contrato, sendo resgatado ao término da locação, corrigido pela TR.

Caução
Se optar por esse formato de garantia, o locatário precisa depositar antecipadamente o valor equivalente a três aluguéis ao locador.

O valor deve ser pago no ato da assinatura do contrato de locação e, ao final, não restando débitos pendentes, o valor é integralmente restituído, corrigido pelos índices da caderneta de poupança.

Cred Pago
É uma modalidade de garantia acessível e sua operação é feita através do Cartão de Crédito.

Nesta opção, são cobrados R$ 120,00 como taxa de adesão ao serviço e 8% sobre o valor montante da locação, mensalmente. O limite de crédito necessário varia de acordo com o valor da locação. Outro ponto que pode facilitar é que o cartão não precisa estar no nome do locatário.