Aluguel na Pessato: documentos e garantias

Para darmos início ao processo de locação, você, nosso cliente, precisa enviar alguns documentos para que seu cadastro seja avaliado. Geralmente, estes são os documentos solicitados (consultar documentos para cada tipo de garantia):

Pessoa Física

Ficha cadastral totalmente preenchida e assinada;
Cópia RG e CPF;
Comprovante de residência;
Comprovante de renda (03 últimos contracheques e/ou extratos bancários);
Autônomo: Última declaração do imposto de renda e/ou 03 últimos meses de extratos bancários e/ou Pró-labore ou Decore.

Pessoa Jurídica

Ficha cadastral totalmente preenchida e assinada;
Contrato Social e alterações (se houver);
Cartão CNPJ;
Cópia do RG e CPF dos sócios;
Faturamento da empresa;
Extratos Bancários dos 03 últimos meses;
Última declaração de IR / Balancete.

Tipos de Garantia


Fiador
Nesta modalidade de garantia, um terceiro firma o contrato de locação junto com o inquilino, na condição de fiador, ficando responsável solidariamente pelo cumprimento do contrato.

Sendo assim, é necessário que o fiador seja proprietário de pelo menos um imóvel.

Os documentos solicitados geralmente são os mesmos do locatário, além da certidão de registro dos imóveis que possui.

Seguro-Fiança
O seguro-fiança é uma das modalidades mais comuns para quem não tem fiador e funciona assim: o locatário adquire uma apólice junto a uma seguradora para garantir o pagamento dos aluguéis.

Esse seguro, então, cobre o aluguel, caso ocorra inadimplência, multas ou danos ao imóvel, por exemplo, garantindo a segurança do locador.

Título de Capitalização
Nesta modalidade, o locatário precisa ter renda equivalente a 3 vezes o valor do aluguel pretendido, sendo possível somar renda com outras pessoas.

O valor do título de capitalização é de 8 vezes o valor do aluguel. Este valor é entregue no ato da assinatura do contrato, sendo resgatado ao término da locação, corrigido pela TR.

Caução
Se optar por esse formato de garantia, o locatário precisa depositar antecipadamente o valor equivalente a três aluguéis ao locador.

O valor deve ser pago no ato da assinatura do contrato de locação e, ao final, não restando débitos pendentes, o valor é integralmente restituído, corrigido pelos índices da caderneta de poupança.

Cred Pago
É uma modalidade de garantia acessível, 100% digital, e sua operação é feita através do Cartão de Crédito.

Nesta opção, são cobrados R$ 120,00 como taxa de adesão ao serviço e 8% sobre o valor montante da locação, mensalmente. O limite de crédito necessário varia de acordo com o valor da locação. Outro ponto que pode facilitar é que o cartão não precisa estar no nome do locatário.

Velo
Totalmente online, o inquilino pode alugar de forma rápida e descomplicada, sem precisar de fiador ou caução. A fiança digital é um valor percentual calculado sobre o valor do pacote de locação, que será cobrado do locatário ou co-responsável.