Como conquistar a casa própria durante tempos de distanciamento social

 

Conquistar a casa própria é um dos grandes objetivos na vida de muitas pessoas. Todos sabemos que estamos vivendo um momento desafiador, mas nós também acreditamos que somos capazes de superar todas as adversidades e de nos adaptar a novas realidades. O processo de compra de um imóvel é longo e requer muita organização e planejamento financeiro e familiar.

O futuro ainda é incerto e nós não sabemos até quando as medidas de isolamento social deverão ser seguidas e o quanto isso afetará a economia brasileira. No entanto, existem medidas que podem ser tomadas agora, se você está em busca de conquistar o sonho da casa própria. Confira a seguir o que você pode fazer para comprar um imóvel, mesmo em tempos de distanciamento social.

 

1. Identifique a localização em que você deseja viver

Um dos fatores mais importantes para a escolha da casa nova é a localização. Se você está se preparando para tomar essa decisão, você pode aproveitar o tempo livre que o distanciamento social traz para fazer uma pesquisa sobre bairros e vizinhanças de seu interesse. Através de busca na internet ou até mesmo em jornais locais, você consegue encontrar informações muito úteis. Busque saber sobre segurança, acessibilidade, presença de comércio, escolas e farmácias nas regiões da sua cidade ou da cidade para qual vai se mudar.

 

2. Defina a faixa de preço ideal para você e sua família

Uma vez que você escolheu o bairro, é importante se atentar aos valores que está disposto a pagar e que cabem no seu orçamento. Tenha em conta que, seja comprando um imóvel novo ou usado, você terá que arcar com custos adicionais, como documentação e transferência do imóvel, mudança, condomínio e até mesmo possíveis reformas.

Vale ressaltar que, antes de definir a faixa de valores, você deve estabelecer qual é o tipo de imóvel que precisa e deseja ter. Se é casa ou apartamento, se tem que ter 2, 3 ou 4 quartos, por exemplo. Isso porque esses fatores podem mudar muito os valores que você vai encontrar.

O website da imobiliária pode lhe ajudar muito nesse momento. Sem precisar sair de casa, você pode consultar mais de 3 mil opções de imóveis disponíveis na imobiliária Pessato. Assim, você consegue ter noção dos valores praticados no mercado e, inclusive, já selecionar imóveis que lhe agradem e que suprem as suas necessidades.

 

3. Planeje-se financeiramente e economize

Independentemente de qualquer crise, é importante se organizar financeiramente para poder comprar um imóvel com tranquilidade. Se possível, reserve uma parcela do seu rendimento mensal para a realização desse desejo. Como já deve saber, você terá que ter em mãos ao menos uma quantia para pagar a entrada do imóvel – o que pode variar até 20% do valor total do imóvel. Se conseguir economizar além desse valor, melhor ainda, pois quanto maior a entrada, menores serão os juros que você pagará nas parcelas de um financiamento.

Esse período de distanciamento social faz com que as pessoas fiquem em casa e, mesmo involuntariamente, passem a gastar menos com lazer e entretenimento. Se você estiver em uma situação estável em seu trabalho, aquela parcela do seu rendimento que era usada para idas ao cinema, restaurantes e viagens, provavelmente ficou “sobrando” agora.

Se esse é o seu caso e, principalmente, se você tem uma vida social agitada e era acostumado a frequentar esses lugares, você pode contribuir mais com uma reserva destinada à compra da sua casa própria ou do seu novo imóvel.

 

4. Reúna os documentos necessários para a aprovação do financiamento imobiliário

Você certamente sabe que é muito difícil conseguir juntar uma quantia suficiente para comprar um imóvel à vista. Logo, existem alternativas, e a mais comum e usada no Brasil é o financiamento imobiliário.

Através do financiamento é possível realizar o sonho de conquistar a casa própria sem ter que esperar por muitos anos. O financiamento funciona como uma espécie de empréstimo concedido por uma instituição financeira, que permite o parcelamento da compra de um imóvel em até 35 anos, com prestações que caibam no seu bolso.

No entanto, deve-se levar em conta que o financiamento é um processo que envolve certas burocracias e é necessário reunir diversos documentos para apresentar às instituições financeiras. Então, é possível aproveitar o momento para se informar sobre o que você precisa para conseguir um financiamento e verificar se você possui ou consegue obter os documentos necessários, como declarações de impostos, recibos de pagamento e extratos bancários.

Se você seguir esses passos e der tudo certo, significa que o sonho de conquistar a casa própria está bem perto de se tornar realidade. Durante o processo do financiamento, a instituição financeira também analisará o imóvel que você deseja comprar, além da sua situação financeira. Então, você já pode começar a escolher os imóveis de sua preferência pelo site da imobiliária Pessato.

Inclusive, muitos bancos e instituições financeiras estão se adaptando para conseguir conceder o crédito para financiamento, sem que você tenha que ir à agência presencialmente. Informe-se com o gerente do seu banco sobre o que ele pode fazer por você nesse momento.

 

Estamos passando por um momento único e estamos todos nos adaptando a essa nova realidade, para que as atividades do dia-a-dia possam seguir sendo realizadas. Com segurança e com as medidas necessárias, as imobiliárias e os corretores estão adotando diversas práticas para que tudo possa correr da melhor forma possível.

Você pode conversar diretamente com o seu corretor imobiliário, que está preparado para te orientar nesse período de incertezas. Através de fotos, vídeos, e tours virtuais, é possível observar como é um imóvel em detalhes. Além disso, boa parte da transação imobiliária também pode ser feita de forma digital.

Fale conosco por WhatsApp e entre em contato com um dos nossos corretores para mais informações sobre como estamos procedendo nesse período e o que pode ser feito para melhor te atender.

 

Compartilhar


Anterior Próximo
Buscar por
Acompanhe nossa Newsletter

Deixe seu e-mail para acompanhar
nosso blog e receber notificações

Siga-nos