Você sabe avaliar o preço de um imóvel?

 

Está em busca de um imóvel para comprar? Este é um sonho de muitas pessoas. Mas,  comprar um imóvel não é tarefa fácil. Começando pela grande variedade de imóveis. Existem milhares de opções no mercado e muitos são similares entre si, variando os preços. Então, é comum existirem dúvidas em relação ao preço justo dos imóveis quando se está procurando um para comprar.

Além do mais, existem características que têm peso maior que outras para a formação de preço de um imóvel. Por exemplo, parece óbvio que um apartamento grande vai ser mais caro que um pequeno. No entanto, isso vai depender mais da localização de cada imóvel, que pode pesar mais que o tamanho na hora da formação de preço.

Mas, não desanime! Com alguns aspectos em mente e o auxílio de um profissional, fica mais fácil discernir se o valor de um imóvel é justo ou não. Veja a seguir os aspectos que você tem que avaliar para identificar se o preço dos imóveis que busca estão coerentes e, até mesmo, identificar oportunidades de imóveis com valor de mercado menor que o valor real. Confira!

 

A faixa de valores dos imóveis na região

Geralmente, quando buscamos um imóvel para comprar, já temos em mente o bairro ou os bairros em que queremos viver. Se você ainda não sabe em que região quer morar, essa é a primeira coisa que deve definir. Com isso, faça um levantamento do preço dos imóveis dessa região.

Você consegue encontrar esse tipo de informação na internet – como no website da Imobiliária Pessato – ou até mesmo conversando com moradores e proprietários da vizinhança. Durante essa pesquisa, é importante sondar os valores de imóveis com características similares ao que você procura, como metragem e infraestrutura do condomínio, por exemplo.

 

A localização do imóvel

Como já mencionamos, a localização pode ser um fator mais relevante que o próprio tamanho do imóvel para a formação de preço. Bairros com infraestrutura, mais povoados e bem localizados tendem a ter imóveis mais caros. Um bairro bem localizado é aquele que tem em suas proximidades locais utilitários, como:

  • Centros comerciais;

  • Restaurantes;

  • Acesso à transporte público;

  • Hospitais;

  • Farmácias;

  • Delegacias;

  • Praças e parques;

  • Escolas.

 

Visite o bairro que deseja morar e fique atento a esses tipos de localidades, pois são facilidades que valorizam a região e o imóvel, uma vez que garantem mais comodidade, acessibilidade e conforto aos moradores. Outros fatores como segurança, vizinhança tranquila e vias de acesso, também contam na valorização da região.

 

O estado de conservação do imóvel

Comprar um apartamento ou casa recém construídos, que acabaram de passar por uma reforma ou que foram bem conservados, traz maior segurança ao comprador, pois há menos chances de aparecer algum problema estrutural inesperado. No entanto, por esse mesmo motivo, isso pode aumentar o valor do imóvel.

Imóveis mais antigos, geralmente, têm valor por metragem mais barato, mas também podem trazer grandes gastos com reformas. Por isso, ao considerar a compra de um imóvel com mais de dez anos, preste atenção em aspectos que podem precisar de reparos, como por exemplo:

  • Infiltrações;

  • Rachaduras estruturais em paredes e pinturas descascadas;

  • Mofo;

  • Pisos e revestimentos danificados;

  • Encanamentos e fiação elétrica desgastados.

 

As características e a posição do imóvel

O valor de um imóvel também é influenciado por suas características internas, algumas óbvias, outras nem tanto, como o acabamento. Piso, revestimento, pedras em cozinha e banheiros e metais de boa qualidade valorizam um imóvel.

O número de dormitórios e garagens também são fatores importantes. Imóveis com mais de três quartos e com garagem para dois carros ou mais, geralmente, são mais caros. Preste atenção, também, aos aspectos relacionados à praticidade e ao conforto, como aquecimento à gás, churrasqueira, ar-condicionado e móveis planejados. A posição solar, a vista e o andar – no caso de apartamentos – também influenciam no valor. Quando maior o andar, mais caro o apartamento.

 

A relação “valor por metro quadrado”

Ter um parâmetro em comum entre diferentes imóveis ajuda muito na comparação dos mesmos. Ao saber o valor de um imóvel com base no preço do metro quadrado, tem-se uma medida de comparação. Para isso, defina a metragem mínima e máxima que precisa e a faixa de valor que está disposto a pagar. Divida o valor pela metragem mínima e pela máxima e, assim, você tem uma faixa de valor/metro que se encaixa nas suas necessidades.

Ao encontrar um imóvel que você goste, dívida o valor do imóvel por sua metragem e saberá estimar se o valor por metro quadrado está mais caro do que espera, mais barato ou dentro das expectativas. Também é possível encontrar na internet médias de valores da metragem de cidades e bairros centrais.                                                                  

 

Infraestrutura do condomínio

Atualmente, condomínios de apartamentos e de casas contam com muitas áreas de lazer e infraestrutura, como portaria, salão de festas, piscina e academia. Isso valoriza bastante um imóvel, porque traz praticidade e mais segurança aos condôminos.

Leve em consideração a presença dessas áreas na hora de avaliar o preço de um imóvel e comparar com outros. Se esse tipo de facilidade não é relevante para você, priorize imóveis em condomínios com menor infraestrutura, pois a faixa de valor certamente será inferior.

 

Dica bônus: contrate um corretor de imóveis

Avaliar o preço de um apartamento requer atenção a vários fatores. Então, não hesite em buscar ajuda de um profissional da área. O corretor de imóveis tem treinamento, conhecimento sobre o mercado, conhece as regiões e os critérios que compõem o valor de um imóvel.

Além disso, existem outros fatores que podem influenciar nos preços, como a urgência do vendedor em conseguir o dinheiro ou o potencial de valorização de uma região, por exemplo. O corretor consegue ajudar a identificar e avaliar tudo isso.

Comece determinando e analisando o bairro e o tipo de imóvel que você busca. A partir disso, você poderá seguir nossas dicas para ter boa noção de quais valores são justos ou não. Na hora de tomar a decisão final, conte com ajuda profissional.

 

A Imobiliária Pessato tem uma grande variedade de imóveis e corretores de imóveis experientes para te ajudar na escolha!

 

Compartilhar


Anterior
Buscar por
Acompanhe nossa Newsletter

Deixe seu e-mail para acompanhar
nosso blog e receber notificações

Siga-nos