Comprar ou alugar: saiba qual é a melhor opção!

As pessoas que procuram um lugar para morar se deparam com o seguinte questionamento: é melhor comprar ou alugar um imóvel? Essa decisão pode ser tomada com a análise de alguns fatores e nem todos eles dizem respeito aos gastos financeiros. 

Além disso, isso depende diretamente do momento de vida do indivíduo, da sua realidade financeira e também das condições de negociação do imóvel desejado. Mas, não se preocupe! No conteúdo a seguir, vamos ajudar você a resolver esse dilema.   

Como escolher entre comprar ou alugar imóvel?

Antes de mais nada, é preciso dizer que não existe o certo ou errado. Cada pessoa tem um contexto de vida e financeiro específicos. Assim, é importante tomar a decisão que cabe naquele momento, considerando as vantagens e desvantagens. 

 

Aluguel

A grande vantagem é a flexibilidade, já que você pode mudar-se de cidade e de imóvel com mais facilidade. Já a desvantagem é pagar por algo que não é seu, além de não poder fazer reformas mais necessárias e ficar refém do proprietário, no sentido de não saber exatamente até quando poderá ficar no imóvel.

 

Compra

A principal vantagem de comprar um imóvel é poder investir no seu próprio patrimônio, deixando-o aos herdeiros (se houver). Além disso, você poderá fazer reformas e adotar os estilos de decoração que mais deseja, sem medo. A desvantagem é o valor que precisará despender, principalmente com a entrada na compra do imóvel.

O que considerar na hora de comprar ou alugar um imóvel?

Independentemente de qual seja a modalidade escolhida, o fato é que existem aspectos importantes a serem considerados, antes de tomar a decisão definitiva de comprar ou alugar um imóvel. A seguir, mostraremos alguns pontos que você deve analisar.

 

Valorização da região

Se você tem a intenção de comprar um imóvel, este é um ponto muito importante a ser considerado, pois existem diversas questões em relação à região que podem fazer com que seu investimento seja valorizado ou depreciado.

Por exemplo, obras e construções nos arredores da localidade podem desvalorizar seu imóvel, enquanto a proximidade de shoppings, por exemplo, ajuda a valorizar o seu bem.

Lembrando que todos os pontos que citamos não interferem somente no valor comercial do seu imóvel, mas também na sua qualidade de vida e de quem for morar com você.

 

Preço

Este é o principal fator a ser utilizado como parâmetro em sua tomada de decisão, pois o preço do imóvel, seja para aluguel ou para compra, deve estar dentro de seu orçamento.

Considere que, além do valor do aluguel ou das prestações de um financiamento imobiliário, você também terá de arcar com uma série de despesas, como:

  • Alimentação;
  • Lazer e entretenimento;
  • Contas de consumo (eletricidade, água, gás, internet etc);
  • Gastos adicionais com imprevistos (farmácia, manutenções etc).

 

Localização

A localização é um dos fatores mais importantes para quem busca sua primeira moradia. Lembrando que seu perfil como morador deve ser o ponto de partida nesse momento.

É essencial pesquisar a respeito da segurança do bairro, disponibilidade e proximidade de transporte público (se for seu caso) em relação ao imóvel em questão.

Sem mencionar os estabelecimentos comerciais localizados pelos arredores do imóvel, como farmácias, mercados, lojas de conveniência.

 

Afinal, comprar ou alugar?

Buscamos te ajudar na decisão de escolher entre comprar ou alugar um imóvel. Agora, acreditamos que você já tem um melhor direcionamento em relação a isso.

Mas, antes de investir, contate profissionais qualificados no segmento imobiliário. Essa decisão vai gerar maior confiança no momento de qualquer transação. A orientação eficaz te ajuda a reduzir impostos nas transações imobiliárias, sendo altamente lucrativo.

Vale a pena investir na opinião técnica de especialistas na área, até mesmo no momento de formalização de contratos imobiliários. Dessa forma, você compreende que é viável obter desconto no pagamento de imposto nas transações imobiliárias e resguarda seus direitos.

A Pessato é uma empresa familiar que já está na segunda geração e que, com muito orgulho, tem mais de 63 anos de tradição e ética. Entre em contato e conte com nossos especialistas!





Gostou? Compartilhe com seus amigos:

ATENDIMENTO